Casos de câncer devem dobrar no Brasil em 2050; adotar hábitos saudáveis diminue exposição à doença

Dados da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, divulgados em fevereiro deste ano, ligaram o alerta da comunidade científica no ramo da oncologia. Segundo projeções, o Brasil deve registrar um aumento de mais de 98% dos casos de câncer em 2050. O número, quando comparado ao de 2022, por exemplo, mostra que o país irá de 279 casos da doença para 554 novos diagnósticos.

Os números, que atualmente já são considerados expressivos, trazem a toda população a necessidade de aumentar ainda mais os cuidados com a saúde. Mas, sendo o câncer uma doença celular, quais seriam os caminhos para nos proteger desse que é um dos diagnósticos mais temidos? A resposta seria diminuir a exposição a fatores de risco.

E, para isso, a Oncology Group separou algumas dicas que comprovadamente auxiliam no combate à doença. A primeira delas, e uma das mais difundidas na comunidade médica, é: não fumar. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 7.000 compostos e substâncias químicas que são inaladas por fumantes e não fumantes.

Adotar uma alimentação saudável, preferindo alimentos vegetais aos ultraprocessados, é outra atitude acertada. A atividade física, unida à alimentação saudável e equilibrada, comprovadamente traz diversos benefícios como a regulação do peso, taxas e, de quebra, ainda ajuda a saúde mental.

Manter o cartão de vacinas em dia ajuda a evitar doenças que possam e comprometer o sistema imunológico. E, por fim, manter os exames em dia favorece o diagnóstico precoce e salva vidas. Para atendimento especializado em oncologia clínica e hematologia, além de vacinação, ensino e pesquisa na área de saúde, Natal conta agora com o Oncology Group. A sede fica na avenida Campos Sales, no bairro de Petrópolis.

*Blog do BG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.