CCJ: 18 deputados já declararam voto a favor de denúncia e 7 contra

Temer

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara é a primeira etapa da tramitação da denúncia contra o presidente Michel Temer por crime de corrupção passiva. O colegiado é composto por 66 parlamentares. São necessários 34 votos para aprovar o parecer do relator da CCJ, deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ).

Independentemente do resultado na comissão, a denúncia seguirá para o plenário da Câmara.

Em um levantamento do Broadcast/Estadão com os membros da CCJ, até a noite de quinta-feira (18) deputados se declararam favoráveis ao acolhimento da denúncia do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente Temer. Outros sete parlamentares se disseram contra a denúncia. A maioria, 33 deputados, não quis responder à pesquisa e outros oito se declararam como indecisos.

Voto a voto, o presidente Michel Temer (PMDB) contabilizou um total de 39 ou 40 posições favoráveis dos 66 integrantes na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na apreciação da denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) contra ele. As informações são da Agência Estado.

O cálculo foi feito durante o trajeto do Brasil para Hamburgo na madrugada desta sexta-feira de acordo com o vice-líder do governo na Câmara, Beto Mansur (PRB-SP). “Estou acostumado a fazer contas”, disse. “Fizemos uma análise vindo no avião de quantos votos nos teremos na Comissão de Constituição e Justiça e a gente vai ganhar”, relatou o parlamentar.

No voo em direção a Hamburgo, na Alemanha, onde Temer participa do encontro de cúpula do G-20, o presidente conseguiu descansar, disse o deputado. Ainda segundo Mansur, o presidente está “muito tranquilo” em relação à possibilidade de o peemedebista Eduardo Cunha, preso, fazer delações que o comprometam. “Não comento nada disso. Ele até dormiu bastante. Descansou porque está em uma atividade muito intensa”, declarou.

Temer decidiu participar do G-20 na última hora. Na manhã desta sexta-feira, ele também já participou da reunião dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Por isso, de acordo com o deputado, não houve uma comitiva parlamentar tão grande no evento de Hamburgo como em edições anteriores. Um total de 19 pessoas acompanhou o presidente no voo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.