Centros de Educação cientifica de Natal e Macaíba fecham por falta de verba em 2018

Centros de Educação Científica, idealizados por Miguel Nicolelis que mantém o ISD, atendiam 1.000 crianças em Natal e Macaíba

Dois centros de educação científica, em Natal com 600 alunos e Macaíba com 40 lotados, geridos pelo Instituto Santos Dumont, terão as suas atividades suspensas em 2018, por corte de verbas por parte do Governo Federal. De acordo com o diretor-geral do instituto, Theodoro Paraschiva, o único fator apontado pelo Ministério da Educação (MEC) foram as dificuldades orçamentárias. Mesmo com a suspensão das atividades, o instituto garante que está procurando investidores e parceiros para viabilizar a continuidade dos projetos.

No RN, o ISD administra os dois centros de educação científica há 11 anos e desde agosto de 2014 contava com recursos do MEC. Em 2017, último ano do contrato de gestão, foram utilizados R$ 7,5 milhões de reais para viabilização das atividades nas três unidades.

Além das crianças e jovens que serão prejudicadas com a suspensão do projeto, 55 colaboradores, entre professores, assistentes administrativos e profissionais de outras áreas já foram demitidos, após o MEC anunciar que não teria condições de arcar com o serviço neste ano. O Orçamento Geral da União foi sancionado, sem previsão orçamentária para este projeto, ao longo de 2018. As informações são da Tribuna do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.