CNI/Ibope: Temer é aprovado por apenas 3% dos brasileiros

Com novo recorde negativo desde a ditadura, o governo do presidente Michel Temer é avaliado como ótimo ou bom por apenas 3% dos brasileiros — queda de dois pontos em relação à última pesquisa. Os dados são de pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Ibope, divulgada nesta quinta-feira.

Nesta quinta-feira, o índice de rejeição à gestão Temer — os que consideram o governo ruim ou péssimo — foi de 77%. Para 16%, o governo é regular. 3% não souberam avaliar ou não responderam.

Apesar da queda na aprovação de Temer ter sido igual à margem de erro (2%), a alta na desaprovação foi de 7% (de 70% para 77%).

No último levantamento, feito em 27 de julho, 5% avaliaram o governo como ótimo ou bom; 70%, ruim ou péssimo; 21%, regular; e 3% não souberam ou não responderam. As informações são de EDUARDO BARRETTO, O Globo.

Antes dessa pesquisa, em março, Michel Temer era aprovado por 10% dos entrevistados. 55% consideravam o governo ruim ou péssimo e 31%, regular. Outros 4% não souberam opinar ou não responderam.

A pesquisa CNI/Ibope desta quinta-feira foi realizada entre os dias 15 e 20 deste mês, com 2 mil pessoas em 126 municípios, e tem margem de erro de dois pontos percentuais. O nível de confiança do levantamento é de 95%.

Em dois meses, além do quesito avaliação do governo, Michel Temer teve outros piores índices nos gráficos. Um exemplo é a aprovação da maneira de governar (11% para 7%) e a confiança da população em si (10% para 6%).

Se em julho 52% consideravam a gestão Temer pior do que a da ex-presidente Dilma Rousseff — de quem foi vice-presidente por mais de cinco anos —, agora são 59%. Já quando foram questionados de perspectivas para o restante do governo Temer, 72% responderam que o período será ruim ou péssimo, ante 65% em julho.

Em áreas de atuação, a pior avaliada é “impostos”, com 90% de desaprovação. Em seguida, vêm “taxa de juros” (87%), “saúde” (86%), “combate ao desemprego” (85%) e “segurança pública” (85%).

R$ 51 MILHÕES ATRIBUÍDOS A GEDDEL SÃO DESTACADOS

A apreensão pela Polícia Federal de R$ 51 milhões em espécie em apartamento que seria do ex-ministro palaciano de Temer Geddel Vieira Lima foi o terceiro item (7%) entre as notícias mais lembradas pela população. O episódio aconteceu no começo do mês e causou nova prisão de Geddel. Lideram a lista “notícias sobre corrupção no governo”, com 23%. Em segundo lugar, está a Operação Lava-Jato (11%).

O recuo do governo Temer em relação à Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca) também custou caro para a imagem do Planalto. Foi a quarta notícia mais lembrada (5%). O item na pesquisa é “liberação para exploração da Amazônia/desmatamento da Amazônia/governo vende recursos naturais do Brasil”. Em quinto, a notícia de que o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deveria anular as delações da JBS por omissão de provas (4%).

Em julho, as cinco notícias mais lembradas foram sobre: corrupção (16%), reforma trabalhista (10%), Lava-Jato (9%), denúncia criminal contra Temer por corrupção passiva (8%) e reforma previdenciária (4%).

O noticiário foi percebido como desfavorável ao governo por 68% dos entrevistados. Dois meses atrás, a taxa era de 64%.

A aprovação do peemedebista teve queda também no estrato por renda mais favorável a ele: caiu dez pontos percentuais, desde o fim de julho, entre os brasileiros com renda familiar superior a cinco salários mínimos: de 22% para 12%.

Ao levar em conta a idade dos entrevistados, o levantamento CNI/Ibope aferiu que a rejeição a Temer é menor entre a população com mais de 55 anos: 71%, seis pontos percentuais menor do que a média nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.