Com Marina e líder do PSDB, ato repudia atuação ambiental de Temer

Marina Silva e parlamentares ligados ao meio ambiente fazem ato em Brasília contra o decreto de Renca

Congressistas e entidades ambientais realizaram na manhã desta quarta-feira (30), na Câmara dos Deputados, um ato em protesto contra a gestão de Michel Temer, responsável, segundo eles, pelo maior retrocesso das últimas décadas nas políticas relacionadas ao tema.

Participaram, entre outros, Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente e pré-candidata à Presidência em 2018, e o deputado Ricardo Tripoli (SP), líder na Câmara da bancada do PSDB, o principal aliado do PMDB no governo Temer.

Tripoli, que é ligado às questões ambientais, disse em seu discurso ter sido o responsável por solicitar formalmente a Temer a suspensão do decreto presidencial que extingue a Renca (Reserva Nacional do Cobre e Associados), na Amazônia.

Em sua fala, Marina afirmou que o país passa “por um momento difícil” devido a “vários retrocessos ocorridos depois de tantos anos de lutas e avanços”. O ato teve como mote o decreto de Temer que extinguiu a Renca com a finalidade de permitir a exploração dos recursos minerais existentes na reserva, localizada na divisa entre o Sul e Sudoeste do Amapá com o Noroeste do Pará. As informações são de RANIER BRAGON, Folha de São Paulo.

Na segunda (28), Temer voltou atrás e decidiu publicar novo texto mais detalhado sobre o tema com proibição -“exceto se previsto no plano de manejo”- a exploração mineral nas áreas onde houver “sobreposição parcial com unidades de conservação da natureza ou com terras indígenas demarcadas”.

Deputados do PT, Rede, PSOL, PPS, PSB, PV, entre outros, exigem a revogação imediata desse novo decreto.

Desde que assumiu o governo, Temer tem privilegiado claramente interesses da bancada ruralista, que é numerosa no Congresso. Entre outros pontos, editou uma medida provisória com amplas regras de regularização fundiária e chegou a nomear para o Ministério da Justiça —órgão ao qual está vinculada a Funai —um integrante dos ruralistas, o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.