Convenções começam na quarta-feira e chapas seguem indefinidas

As convenções partidárias poderão ocorrer a partir da quarta-feira (20), com prazo até o dia 5 de agosto. A dois dias do início das reuniões que definirão os candidatos destas eleições, várias chapas no Rio Grande do Norte e no Brasil seguem indefinidas.

No estado, há várias dúvidas. O senador Styvenson Valentim (Podemos) ainda não definiu se vai disputar o Governo do Estado. O parlamentar tem mantido o ministério e aparece bem posicionado nas pesquisas. O próprio Styvenson afirmou que vai aguardar o tempo que precisar para definir se será candidato.

Além da disputa pelo Governo, há outras dúvidas importantes no pleito local. O ex-vice-governador Fábio Dantas (Solidariedade) será candidato ao Governo do Estado, mas ainda não divulgou quem será o vice ou a vice em sua chapa. O ex-prefeito de Assu Ivan Júnior (União Brasil) é o mais cotado, mas ainda há o aguardo pela definição do União Brasil e dos demais aliados a Fábio Dantas. Também no estado, Clorisa Linhares (Brasil 35) não divulgou quem será indicado para o cargo de vice, assim como o próprio Styvenson, caso venha a entrar na disputa. Já Fátima Bezerra (PT) terá Walter Alves (MDB) como companheiro de chapa.

No cenário nacional, os dois principais candidatos à Presidência (pelo que apontam as pesquisas) já estão com as chapas formadas. Enquanto Jair Bolsonaro (PL) vai ter a companhia do general Braga Netto, Lula (PT) terá uma parceria com Geraldo Alckmin (PSB). Já Ciro Gomes (PDT), segue sem o nome definido, enquanto Simone Tebet (MDB) sonha com Tarso Jereissati (PSDB).

Convenções

O período entre 20 de julho e 5 de agosto é o destinado à realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos à presidência da República e aos governos de Estado, bem como aos cargos de deputado federal, estadual e distrital. Legendas, federações e coligações têm até 15 de agosto para solicitar o registro de candidatura dos escolhidos. Todos os pedidos de registro aos cargos de presidente e vice-presidente devem ser julgados pelo TSE até 12 de setembro.

Dia 12 de agosto é a data final para que o TSE publique tabela com a representatividade do Congresso Nacional, decorrente de eventuais novas totalizações do resultado das últimas eleições gerais efetivadas até 20 de julho de 2022, para fins de divisão do tempo de propaganda eleitoral gratuito no rádio, na televisão e também dos debates entre candidatas e candidatos. A realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou propagandas na internet passa a ser permitida a partir do dia 16 de agosto.

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.