Segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, Mossoró terminou o período de convenções partidárias, nesta segunda-feira (5), com cinco candidaturas definidas para a disputa à Prefeitura Municipal no próximo dia 6 de outubro. Os candidatos a vice, nas chapas, também foram definidos pelos partidos.
A cidade do Oeste potiguar conta com o segundo maior colégio eleitoral do estado, com 184.656 eleitores aptos a participarem do pleito de 2024. Com menos de 200 mil eleitores, o município não tem possibilidade de ter segundo turno nas eleições.
Veja abaixo as candidaturas definidas por ordem alfabética:
Allyson Bezerra (União Brasil)
Allyson Bezerra (de chapéu) é candidato à reeleição em Mossoró — Foto: Célio Duarte/Divulgação
A convenção que oficializou a candidatura à reeleição do atual prefeito do município, Allyson Bezerra, pelo União Brasil, aconteceu em uma escola no bairro Planalto 13 de Maio no dia 3 de agosto. O candidato a vice é o servidor público Marcos Medeiros, do PSD.
Allyson é mossoroense, formado em engenharia e tem 32 anos. Ele é casado e pai de uma filha. O candidato entrou na vida pública em 2018, aos 26 anos, quando se candidatou ao cargo de deputado estadual e foi eleito. Em 2020, concorreu e venceu a eleição à Prefeitura de Mossoró. Em 2024, busca a reeleição ao cargo.
A Coligação Mossoró do Povo reúne, além do União Brasil, os partidos Solidariedade, Republicanos e PSD e também conta com apoio do partido Rede.
Genivan Vale (PL)
Genivan Vale (de camisa branca) é o candidato do PL à Prefeitura de Mossoró — Foto: Stênio Dantas/Divulgação
O Partido Liberal escolheu seu candidato a prefeito, o empresário Genivan Vale, durante convenção realizada no dia 26 de julho em um hotel da cidade. A cirurgiã-dentista e ex-vice-prefeita da cidade, Nayara Gadelha, do mesmo partido, foi anunciada como candidata a vice na chapa.
Genivan tem 55 anos, nasceu em Mossoró e é farmacêutico, bioquímico e advogado. Já atuou como vereador do município por dois mandatos, entre 2008 e 2016, e também já eteve à frente da direção da Câmara de Dirigentes Lojistas do município.
O candidato é presidente do PL de Mossoró e voltou à disputa eleitoral após a decisão o partido de lançar candidatura própria na cidade. A convenção também contou com a confirmação de uma aliança com o partido Podemos.
Irmã Ceição (PRTB)
Irmã Ceição é definida como candidata do PRTB à Prefeitura de Mossoró — Foto: Divulgação
O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) oficializou no dia 5 de agosto a candidatura de Ceição Cesário Souza, conhecida como Irmã Ceição, à Prefeitura de Mossoró. Fábio Felix, do mesmo partido, foi definido como candidato a vice-prefeito na chapa.
Irmã Ceição tem 50 anos é jurista, casada e mãe de três filhos. Na vida pública, foi candidata nas eleições municipais de 2008 ao cargo de vereadora, ficou na suplência e assumiu o cargo durante a legislatura. Em 2020, foi candidata à Prefeitura do município, mas não se elegeu.
A candidata também disputou o cargo de deputada estadual em 2014, 2018 e 2022, mas não foi eleita. Na disputa de 2024, o PRTB não formou coligação com outras legendas em Mossoró.
Lawrence Amorim (PSDB)
Lawrence Amorim (PSDB) é candidato à prefeitura de Mossoró — Foto: Divulgação
Vereador e presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim foi definido como candidato a prefeito de Mossoró durante a convenção do PSDB no dia 3 de julho, em um hotel da cidade. A vereadora Carmem Júlia Montenegro, do MDB, é a candidata a vice na chapa.
Lawrence é advogado, tem 40 anos e é casado e pai de dois filhos. Na vida pública, foi eleito e reeleito prefeito de Almino Afonso, em 2008 e 2012, antes dos 30 anos de idade. Também já disputou duas eleições a deputado estadual, mas não se elegeu. Em 2020, saiu vitorioso na eleição à Câmara de Mossoró.
Formam o arco de alianças em torno da chapa as federações PSDB/Cidadania e Brasil da Esperança (PT, PV, e PCdoB), além dos partidos PDT, PRD e MDB.
Victor Hugo (UP)
Victor Hugo, de camisa preta e calça bege, é candidato a prefeito de Mossoró pelo UP — Foto: Divulgação
O partido Unidade Popular pelo Socialismo (UP) definiu no dia 27 de julho o estudante Victor Hugo como o candidato à Prefeitura de Mossoró, na primeira participação do partido nas eleições do municipio. O também estudante Renan Marrocos é o candidato a vice-prefeito na chapa.
Victor tem 26 anos, trabalha como tatuador e é estudante de direito na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). Essa é a primeira participação dele em uma campanha eleitoral junto com o vice, que é estudante de Rádio e TV na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) e coordenador do Diretório Central na instituição.
Na convenção, o partido não definiu nenhum candidato a vereador. A candidatura ao Executivo conta com apoio do Psol no município.