Covid-19: RN tem 582 pessoas internadas e 109 aguardando leitos

O secretário-adjunto de Saúde do Rio Grande do Norte, Petrônio Spinelli, atualizou os números da Covid-19 no estado, no fim da manhã desta segunda-feira (1º). De acordo com ele, o momento é delicado e é necessário um pacto com a população para que se respeite o isolamento social. No mais recente levantamento realizado, Spinelli informou que o Rio Grande do Norte tem 42% da população respeitando o distanciamento.

“Estamos em momento muito delicado e precisamos voltar a tocar no assunto mais importante que é o pacto interssocial, para evitar as aglomerações, aumento o isolamento, que é fundamental nesse momento”, afirmou Spinelli.

Repassando os dados referentes à pandemia, a Sesap apontou para 7.964 casos confirmados da doença e 16.573 suspeitos. Ao todo, 323 morreram em comprovadamente em decorrência da doença, enquanto outros 69 óbitos estão sob investigação.

Já sobre o atendimento e a estrutura de saúde, Spinelli informou que o Rio Grande do Norte tem 582 pessoas internadas, das quais 284 estão em estado crítico, em UTI ou CTI. De acordo com ele, a fila de regulação conta com 109 pessoas, sendo 9 de prioridade 1, que precisam de leitos críticos imediatamente, 25 na prioridade 2, precisando de cuidados semi-intensivos, e 75 pessoas nas prioridades 3 e 4, que são os leitos clínicos.

“O crescimento do número de pessoas que precisam de atendimento urgente é maior do que a possibilidade de abrir novos leitos, por isso a necessidade do isolamento. Natal está com 98% de ocupação dos leitos de UTI, o Oeste está com 95%, Pau dos Ferros com 100% ocupadas e o Seridó com 50%”, informou Spinelli.

*Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.