fbpx

Covid: pesquisadores identificam duas novas variantes da Ômicron em Natal

Pesquisadores do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) identificaram duas novas variantes da Ômicron em amostras coletadas em Natal. Foram detectadas as variantes Ômicron (BA.5-like) e Ômicron (BA.4-like).

O estudo, que conta com colaboração do Instituto do Instituto Butantan, estudou e sequenciou amostras coletadas pelas Unidades de Saúde do município.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o IMT-UFRN, novas sublinhagens indicam uma maior transmissibilidade, visto que houve aumento no número de pessoas com covid nas últimas semanas.

“O monitoramento das variantes é importante para que possamos entender melhor a biologia do vírus. Dessa forma, poderemos dar suporte a novas vacinas, por exemplo”, explicou a cientista Selma Jerônimo.

A unidade acadêmica enviou os resultados do estudo à Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte e à Secretaria de Saúde de Natal.

Conforme o ofício enviado às gestões estadual e municipal, “fica evidente, diante disso, que estudos contínuos de vigilância genômica são fundamentais para estudo da dispersão de novas linhagens do SARS-CoV-2 no Brasil e em outras localidades no mundo”.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: