Covid: Sesap recomenda reforço da bivalente em idosos no RN e alerta para variante e festas de fim de ano

Segundo a Sesap, a recomendação é necessária diante do novo cenário epidemiológico observado a partir da segunda quinzena do mês de novembro.

Houve também um aumento de casos de Covid-19 no Ceará, com predomínio em Fortaleza. E, desse total, 80% das amostras examinadas em laboratório são da nova variante do SARS-CoV-2 (BA.2.86), que também foi detectada em São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Diante desse cenário, a Sesap lembra que dezembro é um período de alta mobilidade das pessoas, em razão das festas de final de ano e férias, que estimulam a aglomeração social.

A pasta lembra que outros países já vivenciaram ondas de casos da nova variante e que é possível que no final de 2023 e início de 2024 também aumentem as ocorrências de Covid no Brasil.

 

Mais recomendações

 

Por conta disso, além da dose de reforço para o público mais vulnerável, a Sesap recomenda que a população intensifique as medidas de prevenção à Covid-19, como a frequente higienização das mãos e a etiqueta respiratória.

Também é importante a realização de testagem em casos suspeitos, para o rastreio e monitoramento da vigilância no estado.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.