Crivella divulga como oficial visita de “caráter puramente privado” na Alemanha

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), divulgou como oficial uma visita que, segundo funcionário da Agência Espacial Europeia (ESA), teve “caráter puramente privado”. Crivella atribuiu sua ausência no Carnaval carioca à missão de conhecer a agência, na Alemanha, em busca de tecnologia para melhorar a segurança pública na cidade.   As informações são do jornal O Globo.

Em vídeo divulgado na internet na segunda-feira, Crivella afirmou que estava “pegando muita informação para saber o que é mais moderno em termos de vigilância, (…) de drone, em termos de informação via satélite, enfim, o que a gente puder para melhorar a questão da segurança no Rio de Janeiro”.

A Agência Espacial Europeia diz que não vende tecnologia de segurança. Em uma das sedes na Alemanha treina astronautas; na outra, faz o controle de satélite de observação da terra e do espaço para o envio de informações a centros de pesquisa.

A Secretaria do Interior do estado de Hessen, onde fica Frankfurt, não ficou sabendo da visita de Crivella, segundo O Globo. De acordo com o porta-voz local, Michael Schaich, se a visita tivesse sido oficial, ele teria apresentado ao prefeito um projeto piloto sobre o uso de drones na investigação de acidentes de trânsito e na observação de locais de crimes em pontos de difícil acesso.

A revista alemã Der Spiegel disse que, com a visita à Agência Espacial Europeia, Crivella tinha como único objetivo “fugir do carnaval do Rio”. O prefeito foi um dos alvos das escolas de samba por suas posições em relação à maior festa popular do país

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.