Deputado Nelter solicita reabertura de academias de ginástica e inclusão destas na lista de “serviços essenciais” durante pandemia de COVID-19

Nesta sexta-feira (17) foi a vez do deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) sair em defesa das academias de ginástica do Rio Grande do Norte. Neste sentido, o parlamentar protocolou e encaminhou requerimento solicitando que a governadora Fátima Bezerra (PT) inclua as academias na lista de “serviços essenciais” e autorize a reabertura dos estabelecimentos enquanto durar a pandemia de COVID-19 provocada pelo novo coronavírus.

“Pleito justíssimo e urgentíssimo para sua viabilização. Os dirigentes de academias de ginástica do Rio Grande do Norte procuraram nosso mandato com a esperança de que seja garantido o direito do pleno funcionamento destes espaços, levando-se em conta que a falta de atividade física e o isolamento social pode desencadear picos de depressão em várias faixas etárias da sociedade, distúrbios alimentares e, consequentemente, acarretar quadros de sobrepeso e diabetes”, frisou Nelter.

Ainda de acordo com o deputado, o Rio Grande do Norte possui um número elevado de diabéticos e hipertensos que necessita de atividade física diária. “A atividade física aumenta a imunidade dos indivíduos além de trazer bem estar e equilíbrio do corpo e da mente; e a prática de atividades físicas é essencial ao desenvolvimento humano. Assim, diante desta considerações, nosso mandato se junta a este segmento e se engaja na luta para que seja assegurado o funcionamento das academias de ginástica existentes em todo o Estado”.

Como forma de garantir o ambiente sadio sem a propagação do novo coronavírus, o deputado Nelter Queiroz e representantes do segmento propõem que as academias devam retomar suas atividades garantindo: suspensão dos leitores biométricos para acesso dos alunos e clientes; interdição de bebedouros coletivos; aumento da distância dos equipamentos conforme determinado pela Organização Mundial de Saúde (OMS); disponibilização de álcool em gel para os clientes; higienização de todos os equipamentos em intervalos de 20 minutos; impedimento de entrada de pessoas sem máscaras de proteção ou com sintomas de gripes; garantia de treinos em ambientes abertos; disponibilidade de sabonete líquido nos banheiros; uso de termômetros digitais a laser em todos os clientes; disponibilização de chuveiros para que os clientes possam tomar banho ao sair da academia; e, por fim, limitar o espaço de uma pessoa a cada cinco metros quadrados dentro das academias.

“Diante das medidas mencionadas é garantido o bem estar físico e mental das pessoas que necessitam deste espaço essencial à saúde, sendo garantido aos clientes a segurança necessária no que diz respeito ao combate da COVID–19. Assim, nosso mandato e os representantes das academias potiguares cobram sensibilidade do Governo do Estado e requer que o mesmo autorize a reabertura destes estabelecimentos, sendo regulamentado o funcionamento conforme os pontos elencados e outros que porventura sejam necessários”, alertou.

Em relação as providências de combate e convívio com a COVID-19 Nelter Queiroz também já propôs: remanejamento de recursos do fundo eleitoral para o Ministério da Saúde, medidas para amenizar o colapso econômico na vida do homem do campo, a suspensão de tributos estaduais relativos ao emplacamento de veículos e a suspensão da cobrança do ICMS dos estabelecimentos considerados “não essenciais”. Além dessas sugestões, o parlamentar já remanejou R$ 500 mil em emendas para o combate da doença no Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.