Deputado potiguar busca expandir área livre de mosca-das-frutas no RN para ampliar exportação

O deputado federal Beto Rosado (Progressistas) esteve, nesta quarta-feira (24), no Ministério da Agricultura, onde se reuniu com o Diretor de Sanidade Vegetal, Carlos Goulart. Na oportunidade, o parlamentar defendeu o projeto que viabiliza a ampliação dos municípios que integram a área livre da praga mosca-das-frutas (Anastrepha grandis). A medida visa incluir os municípios de Apodi, Governador Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra, Caraúbas, Macau, Pendências, Jandaíra e Pedro Avelino.

Beto Rosado afirma que a expansão beneficiará produtores para atender às exigências de países importadores, que caracterizam a espécie como praga quarentenária, impondo restrições a produtos como melão, melancia e, também, abóbora e pepino.

Atualmente, a área é integrada pelos municípios de Mossoró, Tibau, Grossos, Areia Branca, Serra do Mel, Baraúna, Assu, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Ipanguaçu, Porto do Mangue e Upanema, que abrange um total de 8.409 quilômetros quadrados.

Em vídeo divulgado em suas redes sociais, o deputado Beto Rosado diz que a reunião no Ministério foi positiva e que o órgão está finalizando um estudo para que essa ampliação possa ocorrer. “Essa ampliação é essencial para que novos municípios possam exportar suas frutas, gerando mais empregos e renda para a população potiguar”, completa o deputado Beto Rosado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.