Deputados de Minas Gerais rejeitam título de cidadão a Doria

BARRETOS,SP, BRASIL- 19-08-2017 : O prefeito de Sao Paulo Joao Doria, visita a festa do Peao de Barretos em Barretos interior de Sao Paulo.. ( Foto: Joel Silva/Folhapress ) ***PODER *** ( ***EXCLUSIVO FOLHA***)

Deputados estaduais de Minas Gerais rejeitaram uma proposta para homenagear o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), com o título de cidadão honorário do Estado.

O requerimento foi proposto pelo deputado Gustavo Corrêa (DEM), que faz parte do bloco de oposição na Assembleia, formado também pelo PSDB.

A proposta foi rejeitada por quatro votos a dois na Comissão de Administração Pública nesta quarta-feira (23). Votaram contra os deputados João Magalhães (PMDB), Agostinho Patrus Filho (PV), Arnaldo Silva (PR) e Cristiano Silveira (PT). Os votos a favor foram de Dirceu Ribeiro (PHS) e Sargento Rodrigues (PDT).

Não houve discussão na comissão sobre pontos a favor ou contra a homenagem. Corrêa não faz parte dos membros da comissão e estava no plenário durante a votação. As informações são de CAROLINA LINHARES, Folha de São Paulo.

Cristiano Silveira (PT) afirmou à Folha que a comissão “entendeu que não havia justificativa para a homenagem”. “Qual foi o trabalho relevante dele para Minas Gerais que o pudesse fazer merecedor do título?”, questionou.

“Todo mundo sabe que ele é pré-candidato em 2018. Isso seria mais para promover ele em Minas Gerais nessa pré-campanha do que uma homenagem por serviço relevante”, completou.

Para Corrêa, autor da proposta, porém, Doria ajudou Minas Gerais como presidente da Embratur, na década de 1990, além de promover encontros de empresários do grupo Lide para desenvolver infraestrutura, mineração e ações sociais no Estado.

“Nesses oito meses, Doria demonstrou uma capacidade de fazer uma gestão moderna à frente da Prefeitura de São Paulo com uma máquina pública mais eficiente, onde o cidadão seja o grande beneficiado”, disse Corrêa.

O deputado ainda criticou o governo de Fernando Pimentel (PT) em Minas. “Os mineiros deveriam olhar pra gestão do Doria e sonhar com que o governo do PT fizesse algo parecido, mas a ‘petezada’ que está nos cargos aqui deixam que a máquina continue lenta e inchada.”

Silveira, por sua vez, questionou as políticas de Doria em São Paulo, como o aumento da velocidade nas marginais e a restrição na repetição da merenda escolar. “Ele está com um mandato ainda curto de prefeito e não mostrou a que veio, pelo contrário, tem uma política higienista.”

“Se, no futuro, ele demonstrar méritos e razões, podemos reavaliar”, disse Silveira.

Para Corrêa, a rejeição da homenagem foi política, já que homenagens, mesmo de pessoas sem ligação com Minas, não costumam ser rejeitadas.

“Eles aproveitaram que eu estava discursando no plenário para aprovar isso rapidamente”, disse.

O deputado apelou à Mesa Diretora da Assembleia para que a proposta seja encaminhada a outra comissão. Após aprovado em qualquer comissão, o requerimento de homenagem já pode ser levado para sansão ou veto do governador.

CIDADÃO

Doria tem sido convidado por administrações Brasil afora para se tornar cidadão dessas localidades. Na quarta (23), esteve em Vila Velha, no Espírito Santo, para receber o título de cidadão local.

Em 7 de agosto, o prefeito paulistano também foi condecorado cidadão soteropolitano, em cerimônia com o prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto. Na ocasião, foi alvo de uma ovada lançada por manifestantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.