Deputados destacam demandas da Lagoa do Bonfim e reabertura de unidades do Detran

No horário destinado às lideranças parlamentares, na sessão ordinária desta quinta-feira (20), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, pronunciaram-se os deputados Hermano Morais (PSB), Getúlio Rêgo (DEM) e José Dias (PSDB). Entre os pronunciamentos dos parlamentares estiveram assuntos como: a redução do nível de água na Lagoa do Bonfim, o pedido de reabertura das unidades do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) localizadas no interior do estado, a regularização das cirurgias buco-faciais e a posição do colunista da Folha de S. Paulo, Gregorio Duvivier, ao satirizar Jesus Cristo.

O deputado estadual Hermano Morais foi quem falou da Lagoa do Bonfim, assunto que foi tema de audiência pública realizada pelo mandato dele, no último dia 12 de maio. Segundo ele, a Lagoa do Bonfim é um grande manancial que atende hoje 30 municípios do RN. “Inicialmente eram 22 municípios e esse aumento de abastecimento vem causando preocupação. Fomos provocados pelos moradores sobre a redução do nível de água, que hoje está em 49%”, explicou.

“Na audiência pública, discutimos os caminhos para preservar esse manancial, considerando o aumento da população que dele depende e a ineficiência da Caern em atender a demanda. Temos que ciar alternativas que não interrompam o abastecimento, mas que também favoreçam a preservação desse manancial”, acrescentou.

O parlamentar informou que algumas providências da Caern foram anunciadas. “Já existe um Termo de Cooperação para a construção de uma adutora no município de Canguaretama, que vai atender oito municípios hoje atendidos com água da Lagoa do Bonfim. Mas o que se quer, é uma solução definitiva para essa questão. As providências são muito importantes tanto do ponto de vista da segurança hídrica como do investimento para o turismo”, disse.

O deputado Getúlio Rêgo, por sua vez, falou da reabertura das unidades do Detran no interior do estado. Ele indicou que apenas estão abertas as unidades de Natal, Mossoró e Parnamirim. “Há uma dificuldade de deslocamento, junto com a falta de dinheiro das pessoas. Tudo isso contribui para a formação de aglomerações nos três centros abertos. Além de impedir que os detentores da CNH renovem suas carteiras de habilitação e que se emplaque veículos”, opinou.

O parlamentar também falou sobre a questão das cirurgias buco-faciais no Estado. Ele afirmou que no Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, por exemplo, existem nove pacientes aguardando para fazer o procedimento e os hospitais conveniados estão com desabastecimento de insumos. O deputado fez um apelo à Secretaria de Saúde que agilize os procedimentos. Getúlio Rêgo também comentou sobre a precariedade das estradas estaduais.

Por fim, o deputado estadual José Dias comentou sobre uma caricatura satirizando Jesus, exibida na Folha de S. Paulo, nesta terça-feira (19). Ele fez uma crítica à publicação e ao colunista do Jornal, Gregorio Duvivier. De acordo com José Dias, o fato é uma agressão espiritual a todos que não são comunistas. “Eu me sinto atingido. Jesus é o líder espiritual da minha religião. Posso até ser um cristão pecador, mas eu quero respeito a Jesus, que foi um exemplo, que é o filho de Deus. Eu não posso acreditar que a CNBB não se manifeste com relação a isso”, disse o deputado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.