Detran/RN divulga calendário do licenciamento anual de veículos para 2025

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) publicou na última sexta-feira (27) o calendário do pagamento do licenciamento anual de veículos para 2025. A taxa, que se mantém em R$ 90 desde 2019, abrange toda a frota estadual, composta por 1.616.370 veículos, incluindo carros, motos e outros.

Os vencimentos são organizados conforme o final da placa do veículo:

  • Placas 1 e 2: 10 de março
  • Placas 3, 4 e 5: 10 de abril
  • Placas 6, 7 e 8: 12 de maio
  • Placas 9 e 0: 10 de junho

O pagamento da taxa é indispensável para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2025. O documento deve estar disponível para apresentação em fiscalizações de trânsito.

A ausência do CRLV configura infração gravíssima, sujeita a:

  • Multa de R$ 293,47
  • Sete pontos na CNH
  • Retenção do veículo, conforme o artigo 230, inciso V, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Os recursos arrecadados com a taxa são destinados à manutenção do Detran e às ações de educação, sinalização e fiscalização.

O Detran alerta para a alta inadimplência no estado: 67% da frota, o equivalente a 921.808 veículos, está com o licenciamento atrasado. “Muitas vezes, o cidadão esquece de regularizar o CRLV, o que pode acarretar multas e apreensões, especialmente com a intensificação da Operação Verão no RN”, destacou Celeyde Diniz, subcoordenadora de Fiscalização do órgão.

Consulta e regularização

Os proprietários podem verificar a situação do veículo no Portal de Serviços do Detran. O acesso é realizado com CPF e senha, na seção “Meus Veículos”. Caso haja débitos, é possível gerar o boleto bancário para pagamento, com opção de quitação via Banco do Brasil ou outras instituições financeiras.

Após o pagamento, o CRLV Digital será liberado na mesma plataforma, podendo ser emitido na opção “CRLV-e”.

IPVA 2025

O governo estadual ainda não divulgou o calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o próximo ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.