Doria usa rede do Lide para rodar o país

O prefeito João Doria (PSDB), em visita a Fortaleza, pouco antes de embarcar para Recife

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), tem feito uso da estrutura do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), que ele fundou e do qual se licenciou, para rodar o país.

Nas últimas semanas, o tucano se deslocou a cinco cidades para comparecer a eventos que tiveram o Lide entre os organizadores.

As viagens fazem parte da agenda nacional que colocam Doria no páreo para a disputa à Presidência em 2018. Ele nega ser candidato, mas diz que “não vai se furtar. Evidentemente quando sou homenageado, eu vou e participo”.

Nesta sexta-feira (18), Doria foi “homenageado” em almoço em Fortaleza, em evento do qual o Lide Ceará foi um dos três organizadores, ao lado de duas outras entidades empresariais.

Depois voou a Recife para dar uma entrevista a jornalistas e fazer um seminário e coquetel em sua homenagem promovidos pelo Lide Pernambuco, que transmitiu a sessão ao vivo pela internet.

O presidente do Lide Pernambuco, Drayton Nejaim, desligou o telefone quando questionado pela Folha sobre o uso da rede pelo prefeito. As informações são de THAIS BILENKY, Folha de São Paulo.

O Lide faz parte do Grupo Doria, cujo comando acionário o tucano passou ao filho às vésperas de Prefeitura de São Paulo. Em sua agenda pública, Doria não explicita quando os eventos dos quais participa pelo país têm o Lide na organização.

Em Curitiba, no dia 3 de agosto, a palestra do prefeito para empresários teve “apoio institucional” do Lide Paraná. A reportagem ligou para a filial paranaense do grupo e foi informada de que houve colaboração com a organização e produção do evento, realizado por entidades como a Fecomercio regional.

Em Salvador, no dia 9, Doria fez uma palestra promovida pelo Lide Bahia e outras duas organizações. Depois jantou com empresários como o presidente do Lide Bahia, Mario Dantas.

O almoço em que discursou em Brasília, em junho, também foi promovido pelo Lide ao lado da Fecomercio.

PALANQUE

Essas agendas nacionais com frequência adquirem caráter político-eleitoral. Doria já foi recebido com faixas de “João presidente”, como ocorreu em Palmas (TO).

Em Curitiba, foi elogiado pelo governador do Paraná, Beto Richa, que disse “esperar que, em breve, ele coloque o estilo empresarial de governar em todo o país”.

Em Natal, na quarta (16), a viagem foi turbinada por um amigo e entusiasta de sua possível candidatura nacional. Doria recebeu o título de cidadão natalense não na Câmara Municipal, mas no Teatro Riachuelo, pertencente a Flávio Rocha, dono da Riachuelo, próximo do prefeito.

Na ocasião, sugeriu-se que os dois formassem chapa juntos para o Planalto.

Para o professor de políticas públicas da Fundação Getulio Vargas Marco Antonio Teixeira, o envolvimento do Lide nos eventos de Doria é ” temerário”.

“Doria não é mais o homem privado que capta recursos, mas mas o homem público que pode apoiar”, observa.

“Isso cria um mal-estar e obviamente pode gerar desconforto e desconfiança. Amanhã ou depois alguém pode falar que o Lide ode ter contatos facilitados. Para evitar isso, quanto maior o distanciamento, melhor”, concluiu.

Em nota, a prefeitura negou conflito de interesse. “É natural que empresários que tiveram relação com o empresário Doria compareçam a eventos em que o agora prefeito é homenageado”.

Doria diz que viaja usando seu jatinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.