Em Jucurutu, Iogo Queiroz chega a 60% e é favorito para vencer eleição, diz Exatus/Agora RN

Faltando apenas dois dias para a votação, o candidato do PSDB à Prefeitura de Jucurutu, Iogo Queiroz, lidera as intenções de voto no município e, com isso, deverá ser eleito no próximo domingo 15.

É o que retrata nova pesquisa do Instituto Exatus, encomendada pelo jornal Agora RN para medir o cenário eleitoral na reta final da campanha na cidade, que fica na região Seridó Potiguar.

Segundo o levantamento, na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Iogo Queiroz tem 60,8% das intenções de voto. Isso representa mais que o dobro do percentual do prefeito Valdir Medeiros (Solidariedade), que disputa a reeleição e aparece com somente 28,8%.

Em 3º lugar, está Leoncio Pereira (PV), que tem 1,5% das intenções de voto. Já o 4º colocado é Pablo Cassiano (Podemos), que soma 0,5% da preferência do eleitorado de Jucurutu.

Ainda segundo a pesquisa Exatus/Agora RN, 7,4% não sabem ou não quiseram responder. 1% dos entrevistados declarou que pretende votar em branco ou nulo.

Considerando apenas os votos válidos – que é a forma como a Justiça Eleitoral divulga os resultados, retirando brancos e nulos –, Iogo Queiroz tem 66,4%, contra 31,4% de Valdir Medeiros, 1,6% de Leoncio Pereira e 0,6% de Pablo Cassiano.

Confira os números:

Iogo Queiroz (PSDB): 60,8%

Valdir Medeiros (Solidariedade): 28,8%

Leoncio Pereira (PV): 1,5%

Pablo Cassiano (Podemos): 0,5%

Não sabe/não respondeu: 7,4%

Nenhum/branco/nulo: 1%

ESPONTÂNEA

Na espontânea, quando os eleitores podem citar qualquer nome, a vantagem do tucano na liderança permanece. Segundo a pesquisa Exatus/Agora RN, Iogo Queiroz tem 58,3%. Ele é seguido por Valdir Medeiros (27,8%), Leoncio Pereira (1,3%) e Pablo Cassiano (0,5%).

Nesse formato de pesquisa, 11% afirmaram que não sabem em quem votar ou não quiseram responder. 1,1% do público entrevistado disse que vai votar em branco ou nulo.

CERTEZA DO VOTO

O cenário apresentado pela pesquisa deve se concretizar nas urnas em 15 de novembro. Isso porque, segundo o levantamento da Exatus, 86,5% não pretendem mudar o voto até o próximo domingo. Apenas 6,5% dizem que podem votar a escolha. Enquanto isso, 7,5% não souberam ou não quiseram responder.

QUEM O ELEITOR ACHA QUE VAI VENCER

A liderança de Iogo Queiroz é expressa, ainda, em outra parte da pesquisa. Segundo o levantamento Exatus/Agora RN, a maioria da população de Jucurutu avalia que o tucano é quem vai vencer a eleição, independente do seu voto.

Em números exatos, 59,8% dos entrevistados acham que quem vai vencer é Iogo Queiroz. Outros 26,5% apostam em Valdir Medeiros. Apenas 1% acha que Leoncio Pereira vai ganhar, enquanto 0,5% citaram Pablo Cassiano.

Outros 12,2% não souberam ou não quiseram responder à pesquisa.

REJEIÇÃO

A pesquisa Exatus/Agora RN também identificou que o atual prefeito, Valdir Medeiros, é o mais rejeitado pela população para a eleição. De acordo com o levantamento, 26% disseram que “jamais” votaria no candidato à reeleição.

O segundo mais rejeitado é Iogo Queiroz, que teve 11,5% das citações. Já Pablo Cassiano aparece em 3º, com 4,5% de rejeição, seguido de Leoncio Pereira, em 4º, com 2,5%. Segundo a pesquisa, 53,3% não rejeitam nenhum candidato e poderiam votar em qualquer um. Já 2,2% não sabem ou não quiseram responder.

GESTÃO

Os eleitores também foram perguntados sobre como avaliam a gestão do prefeito Valdir Medeiros. De acordo com a Exatus, 52% desaprovam a atual administração, enquanto 34% aprovam. Outros 14% não souberam ou não quiseram responder.

DADOS

A pesquisa Exatus/Agora RN entrevistou 400 pessoas em Jucurutu no dia 6 de novembro de 2020. A margem de erro é de 4,8 pontos percentuais para mais ou menos, com índice de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é o RN-02027/2020.

*AGORARN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.