Enem será gratuito para aluno do último ano do ensino público

Enem - Vestibular - Universidade - Educação

Os estudantes da última série do ensino médio de escolas da rede pública terão gratuidade automática ao se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, mesmo os que não tiverem solicitado a isenção de pagamento da taxa de inscrição. O período de inscrições começou na última segunda-feira (7) e vai até as 23h59 do dia 18 de maio.

Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiram excepcionalmente assegurar a gratuidade para esses candidatos, por causa da mudança de formato do pedido de isenção, que começou a ser adotada. Até 2017, o pedido para não ter de pagar a taxa era feito com a inscrição. A partir deste ano, quem tinha direito à gratuidade deveria ter feito solicitação em abril.

Para os candidatos que se enquadrarem na isenção não será gerada uma Guia de Recolhimento da União. Ela deverá ser paga apenas pelos candidatos que tiveram a solicitação de isenção da taxa reprovada pelo Inep e pelos que não tinham direito à gratuidade e estão acessando o sistema pela primeira vez. O prazo para pagamento da taxa de inscrição, no valor de 82 reais, termina em 23 de maio. As provas estão marcadas para 4 e 11 de novembro. As informações são da Agência Brasil.

Inscrições

Até as 10 horas de hoje (9) mais de 2,15 milhões de pessoas já tinham realizado a incrição no Enem, que pode ser feita apenas pela internet. O candidato deve informar um endereço de e-mail válido e um número de telefone fixo ou celular, que serão usados para enviar informações sobre o exame. Também deve ser indicado o município onde o estudante quer realizar a prova e o idioma em que quer fazer o teste de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

O participante deve também informar o CPF, o documento de identidade e criar uma senha. O número de inscrição gerado e a senha cadastrada deverão ser anotados em local seguro, pois serão solicitados para o acompanhamento da situação. Esses dados também serão usados para consulta do Cartão de Confirmação e para a obtenção dos dados individuais dos candidatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.