ENGIE Brasil Energia doa meliponários para comunidade Compasa, em Assú (RN)

 

 

 

 

O último mês de dezembro marcou a entrega de meliponários (caixa com colônia de abelhas sem ferrão) para os moradores da comunidade Compasa e adjacências, em Assú, área de influência da Usina Fotovoltaica Assú V, implantada e operada pela ENGIE Brasil Energia.

Doze estruturas de colmeia de abelha jandaíra, nativa do bioma Caatinga, foram disponibilizadas para polinização e cultivo de mel diretamente nas residências dos moradores da comunidade, contribuindo com o meio ambiente e gerando renda aos beneficiados. O propósito do projeto é multiplicar a prática dentro das comunidades.

“Nossas iniciativas socioambientais precisam estar conectadas com as necessidades das comunidades vizinhas aos nossos empreendimentos. O Projeto Meliponicultura Associativa traz sinergias sociais e ambientais que possibilitam uma melhoria na qualidade de vida dos moradores beneficiados, convergindo com os valores da ENGIE”, comenta Domingos Salgado, gerente regional da ENGIE Brasil Energia.

Com investimento de R$ 20 mil reais, 45 meliponários serão distribuídos para os agricultores e agricultoras da Compasa. A abelha jandaíra é responsável por cerca de 30% a 60% da polinização de plantas nativas, como o marmeleiro e pau ferro. Na oportunidade, foi registrado o momento da entrega de um cheque simbólico do valor aportado para o projeto, apresentado pela própria comunidade.

Esta não é a primeira vez que a ENGIE Brasil Energia conduz iniciativas com abelhas. Em 2021, as equipes da Usina Hidrelétrica Miranda, em Minas Gerais, em parceria com apicultor local, realizaram o manejo de abelhas do gênero Apis na Usina. Cerca de 50 caixas iscas foram utilizadas para a captura, assim, controlando a população e não colocando em risco os colaboradores da planta. Na Transmissora de Energia Gralha Azul, está em curso o Projeto Melipomar que tem o objetivo de divulgar o conhecimento sobre a diversidade, ecologia e importância da conservação das abelhas nativas sem ferrão e incentivar a meliponicultura, destacando a criação das espécies ameaçadas de extinção, utilizando como instrumento a educação ambiental em escolas no estado do Paraná.

Sobre a Usina Assu V

A Usina Fotovoltaica Assú V é um projeto desenvolvido e implantado pela ENGIE, maior geradora privada de energia renovável do Brasil. Em operação desde 2017, a Usina está localizada no município de Assú (RN), e possui 30 MW de capacidade instalada, divididos em três circuitos, sendo os dois primeiros de 9 MW e o terceiro de 12 MW. Assu V é operada remotamente a partir do Centro de Operação da Geração (COG), localizado na sede da ENGIE, em Florianópolis (SC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.