ENGIE Brasil Energia e Gaia+ levam reflexão socioemocional para educadores no Rio Grande do Norte

A ENGIE Brasil Energia, líder em geração de energia no país com fontes 100% renováveis, e a ONG Gaia+, braço social do Grupo Gaia, uniram-se novamente para a promoção de um evento especial voltado a educadores da rede pública. Desta vez, a iniciativa de formação de professores em saúde mental ocorreu no Rio Grande do Norte, nos dias 17 e 18 de fevereiro, mobilizando cerca de 240 profissionais. A ação será complementada com formações online, portanto, mais profissionais da educação ainda serão impactados com a iniciativa.

O encontro convidou os professores a olharem para si mesmos antes de levarem atividades para seus alunos. A ideia central é que o autoconhecimento e o cuidado pessoal sejam a base para transformar a experiência em sala de aula e fortalecer o vínculo entre docentes e estudantes.

“Para que um educador possa apoiar o desenvolvimento socioemocional de seus alunos, ele precisa, primeiro, se conectar consigo mesmo. Esse é o diferencial desta ação: um convite para que professores se permitam sentir, refletir e construir um ambiente de aprendizado mais humano e compassivo”, destaca o diretor e fundador da organização Gaia+, Eduardo Pacífico.

O evento promoveu vivências e práticas inspiradas no programa SEE Learning, uma abordagem internacionalmente reconhecida para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Os participantes são guiados em momentos de reflexão e interações que possibilitem um novo olhar para sua jornada na educação. A ONG reafirma, com essa iniciativa, seu compromisso com a educação com compaixão, reforçando a importância do bem-estar dos professores como caminho para impactar positivamente a vida de milhares de estudantes. Ao final do encontro, os educadores são convidados a participar do curso gratuito Aprendizagem para Corações e Mentes, que aprofunda os conhecimentos propostos nesta primeira reflexão.

“Já participei de um momento do curso ‘Corações e Mentes’ [2024] e foi muito satisfatório. A cada dia a gente vai aprendendo uma nova estratégia, uma nova forma de até nos conhecer melhor”, declarou a vice-diretora da Escola Alípio Amâncio Pereira, Jariane Kaynara da Costa.

A ENGIE Brasil Energia e a Gaia+ são parceiras desde 2023 na promoção de iniciativas voltadas para melhorias na educação de jovens brasileiros. Ao todo, 303 educadores participaram do curso, contribuindo para impactar 39.211 estudantes, distribuídos em 37 municípios de 12 estados. Em resposta a uma pesquisa aplicada após a formação, os participantes indicaram que o conteúdo e as atividades auxiliaram em seu bem-estar, aumentando sua percepção de atenção em 19% e de motivação em 17%; e diminuindo a frustração em 43% e o estresse em 41%.

“A ENGIE apoia essas iniciativas, pois são resultado de uma demanda que ouvimos da própria comunidade, por meio dos nossos encontros de diálogos com stakeholders nas regiões onde temos ativos. Investir em educação é uma das nossas principais frentes de atuação na área de responsabilidade social e ficamos muito felizes com tantos resultados positivos que estamos colhendo com a ajuda de parceiros”, afirma a Diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da ENGIE Brasil Energia, Luciana Nabarrete.

A realização dessa ação faz parte do Programa de Educação da ENGIE Brasil Energia, dentro do qual está em execução o Projeto IDEB. Realizado em ciclos, o projeto visa identificar dois municípios em que a Companhia atua e que apresentem baixos Índices de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB). Essas localidades recebem ações de fomento e apoio educacionais no período de 3 anos, na perspectiva de uma evolução em seus indicadores em Educação. Nesse sentido, o See Learning, que geralmente é realizado de modo online, foi feito presencialmente nesses municípios, de forma complementar.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é um importante player na transição energética e tem como propósito acelerar a transição para uma economia neutra em carbono. Com 98.000 colaboradores em 30 países, o Grupo abrange toda a cadeia de valor da energia, da produção à infraestrutura e vendas. A ENGIE combina atividades complementares: produção de eletricidade renovável e gás verde, ativos de flexibilidade (principalmente baterias), redes de transmissão e distribuição de gás e eletricidade, infraestruturas locais de energia (redes de aquecimento e resfriamento) e fornecimento de energia para domicílios, autoridades locais e empresas. A cada ano, a ENGIE investe mais de 10 bilhões de euros para impulsionar a transição energética e alcançar sua meta net-zero em carbono até 2045. Faturamento em 2024: 73,8 bilhões de euros.

No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia 100% renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. A empresa possui 12,5 GW de capacidade instalada, provenientes de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.

A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás – TAG, concluída em 2020.

Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atuamos como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling.

A ENGIE teve no país, em 2024, um faturamento de R$ 12,3 bilhões, e somava 2.800 colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.