ENGIE promove capacitações para comunidades de Assú

Iniciativa qualificou quase 150 moradores das comunidades de Assú com cursos de “Instalação e Manutenção de Sistemas Fotovoltaicos” e “Pães, Doces, Bolos e Salgados”.

Assú (RN) – A ENGIE Brasil Energia, empresa responsável pela implantação do Conjunto Fotovoltaico Assú Sol, em Assú (RN), concluiu, neste mês, mais duas qualificações profissionais para os moradores da comunidade remanescente Quilombola Bela Vista Piató e das comunidades de Professor Maurício, Compasa, Novos Pingos e Palheiros IV. Os cursos de “Instalação e Manutenção de Sistemas Fotovoltaicos” e de “Pães, Doces, Bolos e Salgados” atenderam demandas que vieram das próprias comunidades e foram abertos a todos os interessados a partir dos 18 anos.

Realizados com recursos do Investimento Social Privado da ENGIE, os cursos capacitaram quase 150 participantes com novas habilidades técnicas, com o objetivo de ampliar possibilidades de emprego e geração de renda, que podem impulsionar a economia local e fortalecer a autonomia das comunidades envolvidas.

O curso de produção de alimentos ocorreu de 19 a 23 de agosto em Professor Maurício, de 26 de agosto a 03 de setembro em Novos Pingos e de 03 a 07 de setembro em Bela Vista Piató. Com carga horário de 40 horas, os participantes aprenderam técnicas práticas para a confecção de pães, bolos, doces e salgados, adquirindo habilidades que podem ser utilizadas tanto para produção de consumo próprio quanto para a geração de renda familiar.

Já o curso de “Instalação e Manutenção de Sistemas Fotovoltaicos” foi realizado entre os dias 4 de julho e 23 de agosto de 2024, com uma carga horária total de 80 horas, incluindo aulas práticas. A capacitação focou em preparar os participantes para atuarem no crescente mercado de energia solar, proporcionando habilidades técnicas essenciais para instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos.

“Os cursos oferecidos pela ENGIE são mais do que simples capacitações técnicas. Eles representam um investimento no futuro das pessoas e no desenvolvimento sustentável da região”, destacou Giuliano Pasquali, Diretor de Implantação do Conjunto Fotovoltaico Assú Sol.

A jovem Maria Aldivânia, de 24 anos, de Bela Vista Piató, escolheu o curso de Instalação e Manutenção de Painéis Fotovoltaicos por acreditar no crescimento da área na região. “Foi uma oportunidade única, não é todo dia que temos um privilégio de poder fazer um curso dessa grandeza, totalmente gratuito e tão qualificado para o mercado de trabalho”, comemora.

Ela ainda complementou que o curso foi importante por proporcionar informações detalhadas sobre a atuação na área. “Adquiri bastante conhecimento durante as quatro etapas do curso, como as formas de garantir a minha segurança no trabalho com os EPIs, os fundamentos para que um parque solar funcione, ética no ambiente de trabalho, e como devo agir caso presencie algum acidente no trabalho”, finalizou.

Samara Rejane, da comunidade de Professor Maurício de Oliveira, gostou de ter participado do curso de alimentação por agregar mais conhecimento para ela. “Foi um aprendizado maravilhoso, que vai ficar para o resto da minha vida, além de possibilitar uma melhoria na renda da minha família”, disse Rejane.

A iniciativa da ENGIE reflete o compromisso da empresa em gerar impactos positivos nas regiões em que está presente, valorizando o potencial das pessoas e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.