O Jornal das 6, no 96 Fm ao vivo, destacou o novo escândalo envolvendo os irmãos Batista, da JBS, e o Governo Lula. A dupla é suspeita de ser beneficiada com uma medida provisória assinada pelo presidente da República, após 17 reuniões com o ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia.
Segundo o que foi divulgado pelo jornal Estadão, caso seja concretizado o acordo, essa pode ser a quarta medida feita pelo governo Lula que beneficia os empresários, que foram acusados durante a Lava Jato de ganhos ilegais no mercado financeiro e pagamento de propina.
Os benefícios foram:
– Autorização para o Instituto J&F abrir uma universidade;
– MP (Medida Provisória) que incrementa o caixa da concessionária Amazonas Energia, permitindo que pague dívidas com termelétricas recém-compradas pela Âmbar;
– E o convite do presidente Lula para ingressão no Consulhão, um grupo de empresário que possui carta branca para aconselhar o governo.
A dívida bilionária está vinculada ao descumprimento de contrato emergencial firmado em 2021 para a construção de quatro usinas termelétricas para fornecer energia durante a crise hídrica de 2020 e 2021. No entanto a Âmbar não teria cumprido o prazo e, por isso, foi multada em R$ 1 bilhão pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).