Entidades repudiam indicação de ficha suja para Ministério da Saúde

Em carta aberta ao presidente da República, Michel Temer, entidades da sociedade civil repudiam a possível indicação do ex-deputado e ex-Prefeito de Sete Lagoas/MG, Márcio Reinaldo Dias Moreira para o cargo de Subsecretário de Planejamento e Orçamento.

Para as instituições, trata-se de pessoa que não apresenta exame de vida pregressa consonante com as balizas constitucionais indispensáveis ao exercício de tão sensível e nuclear cargo comissionado.

“O potencial indicado não reúne, em seu perfil profissional, habilidades apropriadas ao exercício da função, que exige profundo conhecimento especializado para lidar com a complexidade de um orçamento anual de cerca de R$ 130 bilhões, como o da Saúde”, explica a carta.

Porém, o que mais traz preocupação para os signatários do documento é a condenação imposta pela Justiça Eleitoral a Márcio Reinaldo Dias Moreira – em 03/04/2017 – que o tornou inelegível. As informações são do portal Contas Abertas.

A condenação aconteceu em face da constatação de abuso de poder político perpetrado com o fim específico de se beneficiar e a seus familiares no pleito eleitoral municipal de 2016.

“Juridicamente se o potencial indicado para área técnica do Ministério da Saúde não atende aos ditames da Lei da Ficha Limpa e, portanto, encontra-se judicialmente impedido de se candidatar a mandato eletivo por haver abusado do poder que manejava na condição de Prefeito, tampouco pode pretender ocupar cargo em comissão responsável pelo planejamento e execução orçamentária do Ministério da Saúde”, defendem as instituições.

A carta ainda destaca que  Márcio Reinaldo responde a inquérito civil perante o Ministério Público de Minas Gerais, onde se apura prática de eventual ato de improbidade administrativa em sua gestão à frente da Prefeitura de Sete Lagoas (contratações irregulares) e  teve seu nome relacionado como beneficiário de contribuição ilícita pelo ex-executivo da Odebrecht Benedicto Barbosa da Silva Júnior em acordo de delação premiada homologado judicialmente.

Para as entidades, a confluência de tais fatos é suficientemente relevante para ofender a moralidade administrativa, o que, por isso mesmo, descredencia o candidato cogitado para a possível nomeação.

Confira a lista de entidades que assinam a carta:

  1. AMASA – Amigos Associados de Analândia – Analândia/SP
  2. Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO
  3. Associação CONTAS ABERTAS
  4. Associação da Auditoria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União | AUDTCU
  5. Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul – AUD-TCE/MS
  6. Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil – ANTC
  7. Associação Nacional do Ministério Público de Contas – AMPCON
  8. Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – CEBES
  9. Confederação Nacional dos Servidores Públicos – CNSP
  10. Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas – CNPGC
  11. Instituto de Direito Sanitário Aplicado – IDISA
  12. Instituto Nossa Ilhéus
  13. Instituto Soma Brasil
  14. Movimento Muda Ibiapaba do Estado do Ceará
  15. MPDI-Movimento Popular Desperta Ibiapina Ceará
  16. Sindicato Nacional dos Servidores do Sistema Nacional de Auditoria do SUS – SINASUS 17. SINDSEMIB – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ibiapina – Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.