Equipe do IFRN é vice-campeã do RoboCup Junior Soccer

João Rafael e Lucas Moura, alunos do Campus Natal-Central, foram destaque no maior evento latino-americano sobre robótica.​

No dia 11 de novembro encerrou-se o Robotica 2017, maior evento sobre a área na América Latina. O evento teve início na última quarta-feira (8) e equipes de pesquisa dos campi Natal-Central, Parnamirim e Santa Cruz encontraram-se na capital do Paraná.

Os estudantes João Rafael e Lucas Moura, dos cursos técnicos em Manutenção e suporte e do Informática para internet, do Campus Natal-Central, com orientação do professor Allyson Soares conquistaram o segundo lugar na RoboCup Junior Soccer, uma das competições do evento.

Sobre o Robotica

O Robotica tem realização anual e reúne eventos como mostras, olimpíadas e simpósios brasileiros e latino-americanos. As equipes do Campus Santa Cruz, com a coordenação da professora Lucileide Dantas, levaram para a Mostra de Robótica os projetos “Easy Wind – Um Ventilador Inteligente”; “Jogando com robôs” e “Meu amigo robô”.

Já as do Campus Parnamirim apresentaram “Robô cartesiano para impressão 3D, prototipagem e usinagem de materiais de baixa resistência mecânica”, com o acompanhamento do professor Filipe Campos de Alcântara.

Do Campus Natal-Central, além do professor Alysson, participa do Robotica um grupo de 5 estudantes, representantes do Laboratório de Pesquisa em Informática, Comunicação e Automação (Laica). Eles estão sob a coordenação, também, dos professores João Moreno e Sarah Sá. Eles disputam na XI Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na RoboCup Junior, além da apresentação de quatro artigos no XIII Workshop de Robótica Educacional (WRE).

Edição 2019

Campus Natal-Central do IFRN concorre para sediar a edição 2019 do Robotica. O Campus foi sede da fase regional da Olimpíada Brasileira de Robótica nos dias 10 e 20 de agosto de 2017. Nesta quarta (8), o diretor-geral do Campus, Arnóbio Araújo Filho, e o professor Alysson Soares, diretor acadêmico de Gestão e Tecnologia da Informação, defenderam a candidatura da unidade de ensino, pesquisa e extensão do Instituto para sediar a edição do Robotica de 2019. O resultado deve sair até o final do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.