Escola da Assembleia oferece curso de Linguagem Simples em órgãos públicos

Facilitar o entendimento dos serviços públicos e aproximar o cidadão do Estado são os objetivos do curso realizado durante esta primeira semana de maio na sede da Escola da Assembleia. O curso é gratuito e acontece nos dias 2 e 4 de maio, de forma presencial, das 14h às 18h.

O coordenador de gestão de pessoas da Assembleia Legislativa, Thyago Cortez, destacou a importância da simplificação da relação cidadão-estado para garantir que toda a sociedade tenha acesso aos serviços governamentais. “A adoção de linguagem simples é o caminho para garantir direitos fundamentais do cidadão”, lembrou.

O curso está sendo ministrado por Luiza Aline, que é especialista em oratória.

A palestrante apresentou dados sobre o perfil de pessoas com acesso à internet – como idade, classe social, nível de alfabetização e região, para mostrar que embora a ferramenta esteja universalizada, ainda não chega a uma parcela da população que precisa dos serviços do estado. “Seja simples, breve e humano. Não existe inovação sem inclusão”, lembra ela enfatizando a importância da empatia na relação do Estado com o cidadão.

Ao fazer a abertura do evento, a secretária da Escola da Assembleia, Niedja Lima, também pontuou que é crucial tornar a oferta de serviços públicos acessível a todos. “É preciso fazer um esforço de empatia com o cidadão, que só quer o serviço prestado, sem dificuldade de entendimento. E é nossa responsabilidade fazer essa tradução”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.