Espanha volta a exigir máscaras após infecções por Covid subirem

O governo espanhol apresentou nesta segunda-feira, 8, uma proposta nacional de obrigatoriedade do uso de máscaras em hospitais e clínicas de saúde, em virtude do aumento dos casos de gripe e de Covid-19 na Europa. Paralelamente, a Itália divulgou que as taxas de infecção por doenças respiratórias atingiram um recorde.

Orientação do CEPCD

O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças recomendou que, diante do quadro de propagação da gripe, os europeus devem optar por permanecer em casa se sentirem doente e considerar o uso de máscaras em locais de aglomeração ou ambientes de saúde. As orientações nacionais sobre vacinação de grupos vulneráveis também devem ser seguidas.

Proposta espanhola

Na Espanha, várias regiões já haviam ordenado na semana passada que pacientes, visitantes e funcionários de hospitais usassem máscaras. Agora, o governo central espanhol propôs estender essa exigência em todo o país. A ministra da Saúde, Monica Garcia afirmou em sua declaração à TVE, que a máscara é uma medida de proteção comprovada cientificamente e aceita pela população. A proposta inclui ainda permitir o auto-diagnóstico de casos mais leves e conceder três dias de licença do trabalho, para evitar a obtenção de um atestado médico.

Situação na Itália

Na Itália, os pessoas que apresentam sintomas semelhantes aos da gripe, que inclui tanto a gripe quanto a Covid-19, atingiram um número recorde nas últimas duas semanas de 2023, superando até mesmo a epidemia de Covid. A possibilidade de reintrodução da obrigatoriedade do uso de máscaras não foi cogitada pelo governo italiano até o momento.

Situação em Portugal

O ministro da Saúde português, Manuel Pizarro, declarou na segunda-feira que não há necessidade de uma recomendação generalizada quanto ao uso de máscaras, apesar de o país estar enfrentando uma epidemia de gripe que aumentou o tempo de espera nas salas de emergência dos hospitais para mais de 10 horas nas últimas semanas.

Uso de máscara em outros países

Países de outras partes do mundo também estão optando novamente pelo uso de máscaras. Hospitais em pelo menos quatro estados norte-americanos reinstauraram a obrigatoriedade de máscaras em razão do aumento nos casos de Covid, gripe sazonal e outras doenças respiratórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.