EUA condenam ex-ministro mexicano por receber propina de cartel

Um júri de Nova York (EUA) condenou nesta terça-feira (21) o ex-secretário de Segurança (cargo equivalente ao de ministro) do México Genaro García Luna (foto) por acusações de tráfico de drogas que podem levá-lo à prisão perpétua, informam as agências internacionais.

García Luna, que ocupou o cargo de 2006 a 2012, durante a gestão de Felipe Calderón na Presidência, tinha como uma de suas funções no governo mexicano justamente o combate ao tráfico de drogas.

O ex-ministro, que se declara inocente, é acusado de ter recebido milhões de dólares em suborno para proteger o cartel de Sinaloa, chefiado pelo megatraficante Joaquín “El Chapo” Guzmán.

Além disso, os dez jurados consideraram García Luna culpado de enviar toneladas de cocaína do México para os EUA enquanto era ministro —a Promotoria o acusou de ter ajudado a exportar 53 toneladas da droga.

“Os crimes imputados [ao ex-ministro] são participação em empreendimento criminoso, formação de quadrilha para distribuição, posse e importação de cocaína e falsificação de documentos”, escreve a Folha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.