Exportação de frutas é suspensa no Porto de Natal, após apreensões de 3,3 toneladas de cocaína

Navio Saint Laurent, da CMA-CGM atracado no porto de Natal. (Arquivo, 2016) — Foto: Carla Belke

Após duas operações da Polícia Federal que apreenderam na semana passada 3,3 toneladas de cocaína no Porto de Natal, a exportação de frutas potiguares para a Europa está suspensas no terminal  da capital potiguar, que é ponto de partida de uma rota do tráfico internacional de drogas. 

O dono da Agrícola Famosa, maior exportadora de frutas do estado, e presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (Coex), Luiz Roberto Barcelos, classificou a medida como “ruim para todo mundo. Para os produtores, mas também para os funcionários, para o próprio porto, que arrecada menos. É uma ciranda negativa”.

Atualizada nesta quarta-feira (20), a programação de navios disponibilizada pela empresa no seu site não traz previsão de novas operações em Natal nos próximos meses, ao contrário de outros portos. O último navio da companhia deixou o Porto de Natal no dia 18 de fevereiro.

Com a suspensão da operação em Natal, os produtos deverão ser transportados pelo porto do Mucurípe, em Fortaleza, onde a CMA-CGM também atua. A mudança logística encarece o transporte da carga. Enquanto o valor gasto por contêiner em Natal é de R$ 1.800, ele sobe para R$ 2.100 no Ceará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.