Fábio Dantas propõe auditorias e mapa de concessões no RN

O candidato ao Governo do Estado pelo partido Solidariedade, Fábio Dantas, propôs fazer, caso seja eleito, um estado com liberdade econômica. A declaração foi dada aos jornalistas William Travassos e Virgínia Coelli, durante a sabatina do Programa Headline News – Especial Eleições, da Jovem Pan News Natal. Na ocasião ele declarou voto no presidente candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), tentou se distanciar do ex-governador Robinson Faria (PL), mesmo confirmando que tem o apoio dele à sua candidatura, preferiu se esquivar quanto ao apoio do prefeito Álvaro Dias (PSDB) e teceu duras críticas à gestão da governadora Fátima Bezerra (PT), que disputa a reeleição dizendo que ela não investigou corrupção no governo.

Nas propostas, Fábio Dantas diz que pretende fazer um estado com maior liberdade econômica para se desenvolver. “Temos um estado inerte que sufocou os contribuintes. Vamos juntar todas as legislações para fazer a lei de liberdade econômica. Criar um mapa de concessões públicas. Vamos construir um software que reúna as legislações federais e estaduais para conceder licenças ambientais digitalizadas e não ficar à mercê da subjetividade de fiscais. Tudo isso é fundamental para que se retome o desenvolvimento”, disse ele.

Neste sentido diz que vai cumprir com a lei do marco do saneamento que prevê abertura de capital da Companhia de Águas e Esgotos do Estado (Caern). “O Brasil criou a lei do marco do saneamento e com isso o Estado vai ter que abrir áreas para que outras empresas venham explorar. Ou se adequa, ou as empresas que vão participar de lote vão suprir necessidade. Importante reduzir o preço para o consumidor e melhorar a qualidade da Caern”, disse ele.

O candidato foi questionado sobre o que fazer em outras áreas da gestão. Na educação, sugeriu oferecer reforço escolar imediato nos primeiros dias para recuperar o déficit das crianças que disse estarem “condenadas ao analfabetismo funcional”, ao mesmo tempo trabalhar para fazer as escolas em tempo integral.

Além disso, a transposição do rio São Francisco foi citada. “A transposição trouxe uma matriz de água que nunca tivemos Podemos ter 34 mil hectares no início, gerando 7 empregos por hectare, resultando em mais de 200 mil empregos em apenas duas regiões”, sugere o candidato.

Para ele, todas as cidades têm potenciais que podem ser dinamizados com apoio do governo, inclusive os municípios mais pobres. Para enfrentar a fome, ele disse que poderá fortalecer o programa do leite e dos restaurantes populares, além de estimular cadeias produtivas e perímetros irrigados com recursos do fundo da pobreza.

Segurança foi um dos temas críticos porque na gestão que ele fez parte com o governador Robinson Faria, a percepção de insegurança era alta no Estado, quando Robinson tinha havia prometido ser o governador da segurança. Fábio diz que os índices pioraram e que falta otimizar as ferramentas e recursos disponíveis. “Hoje não há critério para tratamento de combate ao crime. Vamos usar a tecnologia, para fazer disposição de veículos e de pessoal, combinados com a mancha do crime. Onde tiver mais criminalidade, terá mais investimentos”, prometeu.

Fábio criticou duramente a gestão da governadora Fátima Bezerra na condução do combate à pandemia, argumentando que ela fechou hospitais e que não faltaram recursos federais.

Disse também, citando os contratos investigados na CPI da covid da Assembleia Legislativa, que a governadora não investigou o que era preciso investigar no seu governo em relação à corrupção. “Constatei diversas irregularidades em auditorias. Vamos fazer uma devassa completa nas contas do Estado, especialmente na área de saúde e nos investimentos com recursos do banco mundial”, declarou na entrevista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.