Falta de resposta do papa causa dano à igreja, diz adversário de Francisco

Cardeal Raymond Burke na praça São Pedro, Vaticano

Para o maior adversário do papa Francisco dentro da Igreja Católica, a recusa do pontífice em esclarecer pontos de seu controverso documento sobre o casamento está causando “um grande dano” à milenar instituição.

“Há crescentes confusão e divisão” entre os membros da igreja, laicos ou não, diz o cardeal americano Raymond Burke, 67. Principal antípoda conservador do papa argentino, ele ganhou notoriedade ao liderar o questionamento do documento “Amoris Laetitia” (“Alegria do Amor”, em latim), publicado em 2016. As informações são do jronal Folha de São Paulo.

Sem resposta, Burke e três colegas tornaram públicas as “dubia” (dúvidas em latim) enviadas ao papa sobre pontos como a possibilidade de divorciados morando com companheiros comungarem. Explicitaram o racha na maior igreja cristã do mundo, com 1,285 bilhão de fiéis.

A controvérsia é apenas a mais pública envolvendo Burke. Ele não comentou sua relação com o estrategista-chefe do presidente americano Donald Trump, Stephen Bannon, sobre a qual há especulações que vão de coincidência de visão de mundo a uma conspiração contra o papa. Recentemente, disse não se lembrar de Bannon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.