Falta trabalho para 26,8 milhões de pessoas no Brasil

Faltou trabalho para 26,8 milhões de pessoas no terceiro trimestre do ano — resultado estável em relação ao trimestre anterior. Essa é a chamada taxa composta da subutilização da força de trabalho, que agrega os desempregados, os subocupados por insuficiência de horas e os que fazem parte da força de trabalho potencial.

Com isso, a taxa de subutilização da força, que reflete o percentual dos brasileiros para quem falta trabalho, ficou em 23,9%, também estável em relação ao segundo trimestre do ano (23,8%). No primeiro trimestre, eram 26,5 milhões de pessoas nessas condições. No entanto, houve alta da taxa em relação ao ano anterior. No terceiro trimestre de 2016 ela estava em 21,2%. Os dados foram divulgados pelo IBGE na manhã desta sexta-feira. As informações são de O Globo.

Ainda de acordo com os dados da pesquisa Pnad Contínua, no Brasil, no 3º trimestre de 2017, 38,2% das pessoas em idade de trabalhar foram classificadas como fora da força de trabalho (64,5 milhões), ou seja, aquelas que não estavam ocupadas nem desocupadas na semana de referência da pesquisa.

No trimestre encerrado em setembro, a taxa de desemprego recuou para 12,4%. Em agosto, o indicador havia ficado em 12,6%. Ao todo, são 13 milhões de desempregados. Assim como tem ocorrido em meses anteriores, a melhora do mercado de trabalho no terceiro trimestre foi puxada pelo setor informal.

A Região Nordeste foi a que apresentou a maior parcela de pessoas fora da força de trabalho, 45,3%. As Regiões Sudeste (35,1%), Sul (35,5%) e Centro-Oeste (34,3%) tiveram os menores percentuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.