A ampliação do programa Farmácia Popular tem provocado um aumento na movimentação das farmácias credenciadas para a distribuição gratuita de medicamentos, cuja oferta foi ampliada desde o dia 10 de julho. A ampliação se deu com a gratuidade integral de alguns remédios que antes eram oferecidos com descontos de até 90%. Na Cidade Alta, no Centro de Natal, uma das farmácias credenciadas ao programa e consultada pela TRIBUNA DO NORTE, registrou aumento de 80% na procura por medicamentos e insumos do programa após as mudanças.
“Há aumento de 80% na busca pelos remédios, uma procura que a gente considera satisfatória, principalmente quando levamos em conta que são pessoas de baixa renda e que precisam dessa assistência. A busca tem se concentrado principalmente em remédios para hipertensão, diabetes, insulinas e asma. Além disso, a sinvastatina, para controle de colesterol, tem sido muito demandada. Antes era preciso pagar uma taxa irrisória para a compra desse remédio, mas ele agora é inteiramente gratuito”, diz Elisandra Freire, gerente de uma farmácia na Cidade Alta.
Em outro estabelecimento do Centro, a busca também aumentou bastante, segundo um dos funcionários, que não se identificou. Ele reclama, no entanto, que a falta de informações têm levado à procura por medicamentos que não estão inclusos no programa. “O que aconteceu foi que alguns remédios onde antes era preciso pagar um pequeno valor, agora são 100% gratuitos. Mas tem muita gente fazendo essa confusão”, afirma.
Quem consegue acesso aos remédios e insumos gratuitamente, comemora. A aposentada Francisca Nascimento é hipertensa e precisa de dois medicamentos para controle da pressão arterial: hidroclorotiazida e enalapril de 20mg. “Só consigo pegar hidroclorotiazida. Pedi para o médico receitar duas caixas de enalapril de 10mg, que está disponível no programa, mas ele não fez assim. O melhor seria conseguir tudo de graça. Esse programa foi uma das melhores coisas que criaram”, diz.
“Eu só recebo um salário, então, o melhor seria pegar tudo de graça”, acrescenta a aposentada. A dona de casa Aldenora do Nascimento, de 48 anos, vai à farmácia a cada dois meses pegar absorvente, algo que ela comemora diante das dificuldades de renda que enfrenta. “Não tenho emprego nem Bolsa Família, então, é uma ajuda muito grande, porque tinha mês que eu não conseguia dinheiro para comprar absorvente”, comenta.
O Farmácia Popular oferta, atualmente, 41 itens entre fármacos, fraldas e absorventes. Até então, somente medicamentos contra diabetes, hipertensão, asma e osteoporose, além de anticoncepcionais, eram distribuídos de forma gratuita. Para os outros remédios e insumos, o ministério arcava com até 90% do valor de referência e o cidadão pagava o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia. Com a atualização, 39 dos 41 itens de saúde distribuídos podem ser retirados de graça.
Atualmente, portanto, os medicamentos ofertados gratuitamente na Farmácia Popular são para tratamento de asma, diabetes, hipertensão, osteoporose, dislipidemia (colesterol alto), doença de Parkinson, glaucoma, rinite, além de anticoncepcionais e absorventes (confira a lista completa no final da matéria). O programa, criado em 2004, passou a incluir no ano passado, remédios para osteoporose e anticoncepcionais e, este ano, adotou também a distribuição de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública de ensino.
Dados do governo federal indicam que o programa está presente em 85% dos municípios brasileiros (cerca de 4,7 mil cidades), e conta com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o País, com capacidade para atender 96% da população brasileira. A expectativa do Ministério da Saúde é universalizar o programa, cobrindo 100% do território nacional. No RN, o programa está presente em 147 dos 167 municípios, com cerca de 550 farmácias credenciadas.
ASMA
-brometo de ipratrópio 0,02mg
-brometo de ipratrópio 0,25mg 3 -dipropionato de beclometasona 200mcg
-dipropionato de beclometasona 250mcg
-dipropionato de beclometasona 50mcg
-sulfato de salbutamol 100mcg sulfato de salbutamol 5mg
DIABETES
-cloridrato de metformina 500mg
-cloridrato de metformina 500mg ação prolongada
-cloridrato de metformina 850mg -glibenclamida 5mg
-insulina humana regular 100ui/ml
-insulina humana 100ui/ml
HIPERTENSÃO
-atenolol 25mg
-besilato de anlodipino 5 mg -captopril 25mg
-cloridrato de propranolol 40mg
-hidroclorotiazida 25mg -hidroclorotiazida potássica 50mg -maleato de enalapril 10mg -espironolactona 25 mg -furosemida 40 mg
-succinato de metoprolol 25 mg
ANTICONCEPÇÃO
-acetato de medroxiprogesterona 150mg
-etinilestradiol 0,03mg + levonorgestrel 0,15mg
-noretisterona 0,35mg
-valerato de estradiol 5mg + enantato de noretisterona 50mg
DOENCA DE PARKINSON -carbidopa 25mg + levodopa 250mg
-cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg
RINITE
-budesonida 32mcg
-budesonida 50mcg
-dipropionato de beclometasona 50mcg/dose