Fux cita atraso do TSE e ataque ao STJ para cobrar aprimoramento em segurança do Judiciário

Após pane no TSE e no STJ, Fux diz que Justiça precisa aprimorar tecnologia  - 18/11/2020 - UOL Notícias

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, afirmou nesta quarta-feira (18) que o Judiciário precisa de aprimoramento na área de tecnologia.

A declaração foi dada na abertura da primeira reunião do Comitê de Segurança Cibernética do Poder Judiciário. O ministro disse que fez questão de participar do encontro para “dar uma satisfação à sociedade” devido ao atraso na divulgação do resultado das eleições e ao ataque hacker ao sistema do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

“Como o comitê é de importância ímpar, fiz questão de pedir à vice-presidente do Supremo que iniciasse os trabalhos lá para dar satisfação à sociedade que, diante de todos incidentes que ocorreram, estamos aqui tentando nos nos aperfeiçoar”, afirmou.

Fux observou que “os avanços têm seus preços” e que é necessário um aperfeiçoamento do Judiciário na área tecnológica.

“É preciso aprimorar todos os meios para que possamos entregar ao cidadão um trabalho à semelhança daquele realizado pelas mãos humanas”, frisou.

Segundo o presidente do STF, que também comanda o CNJ, o comitê foi criado diante da necessidade de se entregar “uma Justiça digital imune de incidentes”.

O ministro disse que o grupo irá definir estratégias para melhorar o sistema virtual da Justiça.

Fux fez referência ao atraso na divulgação do resultado das eleições municipais realizadas no último domingo. O Tribunal Superior Eleitoral informou que o problema ocorreu devido à mudança no sistema de totalização de votos, que era feito pelos tribunais regionais eleitorais e, neste ano, pela primeira vez, ficou concentrado no TSE.

Inicialmente, a corte alegou que a lentidão no sistema tinha acontecido por causa do problema em um dos processadores do supercomputador fornecido ao TSE para totalização dos votos.

Depois, porém, a corte afirmou que, na verdade, a demora ocorreu pela dificuldade da inteligência artificial do equipamento em contabilizar os votos depositados em todas as urnas do país.

Estadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.