Fux, sobre saída da presidência do STF: “Vou me despedir moído, mas mantive a altivez”

Luiz Fux (foto) disse nessa segunda-feira (8), durante palestra no Instituto de Advogados de São Paulo, que deixará a presidência do STF “moído” depois de 2 anos no cargo. Apesar disso, o ministro afirmou que conseguiu manter a sobriedade e a altivez durante sua gestão.

“Me despeço daquela cadeira [de presidente] que, segundo alguns, é uma cadeira de moer gente. Vou me despedir moído, mas mantive meu papel de brasileiro, equilibrando os poderes, não apagando fogo com gasolina, mantendo a sobriedade e a altivez que o magistrado deve ter. Graças ao bom Deus, consegui equilibrar exercendo essa função muito árdua.”

Fux deixará a presidência do Supremo em 12 de setembro. Rosa Weber assumirá o posto em seu lugar. Ainda durante o evento, o presidente do STF afirmou que o Judiciário não quer tratar de política e só age quando é demandado.

“Verificamos isso no dia a dia. Quando não há consenso no Parlamento [na aprovação de uma lei], a 1ª frase que se houve daquelas agremiações que não obtiveram sucesso é: ‘vou ao Supremo”, acrescentou.

O antagonista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.