Governadora do RN sanciona lei que cria o Dia Estadual do Forró

Lei Elino Julião, que cria Dia Estadual do Forró, foi sancionada nesta terça-feira (1) pela governadora Fátima Bezerra — Foto: Sandro Menezes

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), sancionou na tarde desta terça-feira (1°) a Lei Elino Julião, que cria o Dia Estadual do Forró em 13 de novembro. O documento vai ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

A lei estadual nº 10.908 é de autoria do deputado estadual Francisco do PT (PT), e foi sancionada em uma solenidade oficial nesta tarde como forma de abrir os festejos juninos. O dia 13 de novembro foi escolhido por ser a data de nascimento de Elino Julião.

“Com essa homenagem, fazemos uma justiça histórica dupla: ao forró e ao nosso maior forrozeiro, grande músico e poeta, além de excepcional figura humana”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Na solenidade também esteve presente o prefeito Ivanildinho (PL), do município de Timbaúba dos Batistas, cidade em que Elino Julião nasceu. O cantor faleceu em 20 de maio de 2006, em Natal, aos 69 anos.

A viúva Maria Veneranda e o filho Araken Julião acompanharam a solenidade de forma virtual. “O esforço de vocês em colocar esse dia na nossa memória, no calendário oficial, é um marco inesquecível”, agradeceu Araken.

Além da criação do Dia Estadual do Forró, Fátima Bezerra (PT) também anunciou que a Fundação José Augusto consolidou nesta terça a Câmara Setorial do Forró de Raiz em parceria com Fórum Brasileiro do Forró.

“O forró está finalmente sendo reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil! Eu só tenho a agradecer”, disse a governadora.

O projeto de lei foi aprovado na Assembleia Legislativa do RN em 4 de maio deste ano. Na sessão, o deputado Francisco do PT, autor do projeto, comemorou a criação do dia.

“É uma homenagem mais do que justa a esse grande artista potiguar, seridoense, que se destacou em todo Brasil pela sua capacidade de compor músicas e melodias que embalam os festejos juninos. Uma de nossos festejos mais tradicionais”, disse.

G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.