Governo apura suposto descaso de Latam e Azul

g

Brasileiros relataram, por meio de redes sociais, caos no aeroporto de Bariloche

Cerca de 9.000 pessoas teriam sido afetadas e estariam sem adequada assistência em Bariloche, na Argentina, devido à nevasca que afetou o sul do continente, informou o Ministério da Justiça, que abriu, nessa sexta-feira (21), investigação para apurar a conduta das empresas aéreas Latam e Azul.

O ministério, via Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, acionou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Ministério das Relações Exteriores para obter dados atualizados sobre a situação no aeroporto argentino e o tratamento dado aos envolvidos.

Caos. Nos dias 14 e 15 deste mês, auge da temporada de turismo na região, brasileiros, por meio das redes sociais, relataram caos no aeroporto em Bariloche. Os relatos apontam falhas no fornecimento de informação e suporte aos passageiros pelas duas companhias aéreas.
Na ocasião, a temperatura local chegou a – 24,5ºC e provocou o fechamento do aeroporto e o consequente atraso nos pousos e decolagens.

Esclarecimentos. Por meio de nota, a Latam informou que ainda não foi notificada pelo Ministério da Justiça, mas prestará todos os esclarecimentos necessários ao órgão. Em comunicado publicado na última quinta-feira, no seu site, a empresa aérea comunica estar regularizando suas operações referentes à Bariloche.

A companhia assegura que já reacomodou a maioria dos passageiros cujos voos foram impactados pelo fechamento do aeroporto da cidade argentina em virtude das condições adversas desde o último dia 14. Segundo a Latam, os passageiros que ainda se encontram em Bariloche ou em Buenos Aires devem ser acomodados nos próximos voos regulares disponíveis com destino ao Brasil.

A Azul confirma que dois voos (9310, de Viracopos para Bariloche e 9311, de Bariloche para Viracopos) foram cancelados no dia 15 de julho por causa das condições meteorológicas no aeroporto argentino, mas declara que ambos foram realizados no dia seguinte, com a reacomodação de todos os clientes com bilhetes comprados.

A empresa esclareceu ainda que prestou toda a assistência necessária conforme a Resolução 141 da Anac e lamentou eventuais transtornos ocorridos a seus clientes. Segundo a companhia, ações como essa são necessárias para conferir segurança a suas operações e passageiros.

Avião aborta decolagem com freada brusca após problema

Um avião da Latam que sairia do aeroporto de Brasília para Congonhas, em São Paulo, nessa sexta-feira (21), teve de interromper a decolagem e retornar para o início da pista. Previsto para sair às 18h35, o avião só começou a taxiar novamente por volta das 20h35 – 20 minutos após o horário estimado para pouso.

Em nota, a Latam afirmou que a decolagem foi interrompida em solo “devido a uma questão técnica na aeronave”. De acordo com passageiros, o avião chegou a ganhar velocidade na pista de decolagem, mas freou de modo abrupto, com um “tranco”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.