Governo do Estado lança CNH digital

Os condutores do Rio Grande do Norte já podem a partir de hoje (08) solicitar sua Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). O novo documento digital foi lançado pelo governador do Estado, Robinson Faria, em ato realizado na Governadoria, reunindo o diretor geral do Detran, Eduardo Machado, além de coordenadores e técnicos do órgão de trânsito estadual.

Ele explicou o procedimento para obtenção da CNH-e, que funciona armazenando todas as informações da CNH impressa, garantido sua autenticidade e contando com o mesmo valor jurídico e demais prerrogativas do documento físico. “O Denatran deu o prazo de até 1° de julho para a implantação da CNH-e, porém, o Detran do Rio Grande do Norte se antecipou e implantou o sistema quatro meses antes do prazo”, comentou Eduardo Machado.

A primeira CNH Digital implantada no RN foi a do governador Robinson Faria, que serviu de modelo apontando todas as fases do processo até a conclusão, quando foi possível o acesso do documento digital autenticado visualizado no smartphone.

A solicitação da CNH-e é opcional e no Rio Grande do Norte não vai gerar nenhum custo ao condutor. A funcionalidade do serviço é conseguida por meio de um aplicativo que pode ser feito o download nas plataformas digitais do Google Play Store (Android) ou App Store (iOS).

Outro ponto é que a CNH Digital somente pode ser gerada para quem possui a CNH impressa com QR-Code. Esses documentos começaram a ser emitidos a partir de maio de 2017. Os condutores que não possuem o novo modelo e desejam ter CNH-e devem solicitar a segunda via do documento físico no Detran.

É importante lembrar que antes do condutor baixar o aplicativo da CNH Digital, ele deve entrar no site no Portal de Serviços do Denatran e preencher o cadastro de usuário com informações de nome completo, CPF, data de nascimento, email e cadastrar uma senha. Em seguida, deve se dirigir a uma unidade do Detran para confirmar seus dados. Depois, baixa o aplicativo gratuito e acessa por meio de um código de ativação que deve ser enviado para o email do usuário diretamente pelo Denatran. Já aquele condutor que possui certificado digital não precisa ir ao Detran, no site do Denatran todo o procedimento pode ser resolvido.

De acordo com informações repassadas pelo setor de Estatística do Detran, o RN conta com 825.570 condutores cadastrados na base de dados do sistema de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach). Desse total, 170.644 condutores já possuem CNH com QR-Code, ou seja, quase 21% dos motoristas habilitados do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.