Em Santa Cruz, segundo o Blog Édipo Natan apurou, das quatro parcelas do Programa Estadual de Transporte Escolar (PETERN) referente ao ano passado, apenas duas foram pagas.
Este ano, nenhum recurso foi depositado, mostrando a falta de compromisso da gestão estadual com o transporte dos estudantes da rede estadual de ensino.
Para se ter uma ideia, a gestão da professora Fátima Bezerra deve somente a Santa Cruz, referente ao ano passado, cerca de R$ 165 mil. Este ano, o programa é de mais de R$ 340 mil, e nenhum repasse foi feito.
Outra situação que chamou atenção da população é que no ano passado, a gestão Fátima Bezerra entregou mais de 80 ônibus escolares a municípios potiguares e nenhum deles foi destinado a Santa Cruz.
Os investimentos feitos no transporte escolar em Santa Cruz são exclusivos da gestão municipal, que adquiriu diversos ônibus e outros veículos para o transporte de alunos, de todas as redes de ensino.
O atraso no repasse atinge todos os municípios potiguares. Muitos deles, chegaram a parar de transportar os alunos das escolas estaduais devido à falta dos recursos.
O Blog Édipo Natan entrou em contato com a Prefeitura de Santa Cruz que afirmou que não deixará de transportar os alunos das escolas estaduais, mas suspendeu o transporte extra de alunos que estava sendo solicitado pelas escolas.
Segundo o setor de Transportes, muitas escolas estaduais solicitaram ônibus escolares para aulas de campo e outras atividades, mas devido a falta do repasse estadual que ajuda no custeio do transporte escolar, estas viagens foram suspensas.
Fonte: Blog do Édipo Natan