Governo Fátima rebate Álvaro e mostra que leitos da Prefeitura funcionam com equipamentos emprestados pelo Estado

O Governo do Rio Grande do Norte emitiu uma nota nesta terça-feira 9, na qual rebate declarações feitas pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias. O gestor municipal lançou dúvidas sobre o suporte da gestão Fátima na estruturação, expansão e manutenção dos leitos Covid-19 na capital.

Horas após a fala dada em entrevista ao Bom Dia Rio Grande do Norte, da InterTV, o Governo Estadual se posicionou, afirmando que “Álvaro Dias emitiu informações que não correspondem com a realidade”, uma vez que “o estado vem dando suporte (ao município) desde o início da pandemia”.

Segundo o governo Fátima, foram encaminhados para Secretaria Municipal de Saúde de Natal, além de medicações anestésicas para intubação, um total de quinze (15) monitores, vinte e duas (22) bombas de infusão para o funcionamento dos leitos de UTI no Hospital de Campanha de Natal, 150 equipamentos de bombas de infusão, vinte e três (23) ventiladores, oito (08) fluxômetros, sete (07) Válvulas de Oxigênio – Ar Comprimido, 1 Blender, 40 sacos de infusão, mangueira de oxigênio, além do fornecimento de circuitos e sistemas de ventilação para a manutenção dos leitos de UTI.

“É importante a união dos governos, porque o paciente é SUS! Precisamos trabalhar de forma colaborativa, da mesma forma como o SUS é organizado. Estamos constantemente dialogando com os municípios, o Ministério Público e o controle social tem acompanhado o nosso trabalho e queremos manter esse diálogo frequente, para estabelecer parcerias”, explicou Maura Sobreira, secretária adjunta da saúde do estado.

A argumentação teve como prova imagens que comprovam o fornecimento para a prefeitura do Natal, em nome da Secretaria Municipal de Saúde, de insumos, como medicações anestésicas para intubação, fornecimento e equipamentos para compor leitos Covid. Confira mais abaixo nas imagens.

A nota afirma, ainda, que a Secretaria de Saúde de Natal tem hoje 35 leitos de UTI Covid e funcionam com apoio do Governo do Rio Grande do Norte.

As imagens que acompanham a declaração têm um carimbo, com a frase “em respeito à verdade, equipamentos cedidos pelo Governo do Estado à Prefeitura do Natal”.

De acordo com a nota, o Governo do Estado mantém 647 leitos SUS Covid, em todo o Rio Grande do Norte. Desses 309 leitos críticos de UTI Covid e 338 leitos clínicos na plataforma regula RN, apenas 35 são ofertados pela SMS Natal. Na Região Metropolitana são 146 leitos de UTI Covid. Assim, 163 leitos críticos de UTI Covid estão nas demais regionais de saúde, contando com mais de 4 mil profissionais de saúde atuando para manter essa rede. Nos próximos dias, serão mais 110 leitos de UTI custeados pelo estado, sendo 71 somente na Região Metropolitana.

Em Natal, o Hospital João Machado teve instalado no dia 12 de junho de 2020, dez (10) leitos de UTI Covid. E no dia 29 de junho a UTI foi inaugurada com mais 20 leitos, atendendo a demanda da população da Região Metropolitana. Hoje o João Machado conta com 35 leitos críticos de UTI disponíveis no Regula RN e ainda em março abrirá mais 40 leitos de UTI. O total de pacientes atendidos no João Machado desde a inauguração em leitos covid foram 530, sendo 140 na enfermaria, 365 pacientes em UTI e 25 em leitos de semi intensiva.

Foram investidos 70 milhões para estruturação e regionalização para assistência a toda a população, o que justifica a decisão acertada do Governo em não montar hospitais de campanha, mas sim, investir e equipar os hospitais regionais, proporcionando acesso à saúde em todas as regiões do estado do Rio Grande do Norte.

Em anexo estão todos os documentos comprobatórios, além da planilha com os equipamentos fornecidos pelo Governo do Estado para manter o Hospital de Campanha de Natal.

 

*Agora RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.