A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, confirmou em pronunciamento oficial o adiamento do Concurso Nacional Unificado. A declaração foi dada na tarde desta sexta-feira (3) e levou em consideração a calamidade pública devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul.
As provas estavam previstas para serem aplicadas no domingo (5), inclusive com o envio já sendo feito para as cidades sede. Segundo a ministra, as provas estão em local seguro e sob escolta. A ideia, a princípio, é manter as mesmas provas para a nova data a ser anunciada.
A possibilidade de adiamento vinha sendo discutida pelo governo nos últimos dias, em virtude do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. Ao todo, são 37 mortos, 74 desaparecidos e mais de 24 mil moradores fora de casa no estado. O concurso conta com 86 mil candidatos inscritos para realização de provas em 10 cidades gaúchas, algumas delas em situação de emergência.
Concurso no RN
No Rio Grande do Norte, mais de 42 mil candidatos se inscreveram para prestar o concurso, distribuídos em quatro municípios potiguares. O Concurso Unificado já é o concurso com o maior número de candidatos realizado no Brasil. No país inteiro, são mais de 2,1 milhões de inscritos.
Natal é a cidade potiguar com mais inscritos, são 28.447. Em segundo lugar aparece Mossoró, com 7.414. Em terceiro, Parnamirim, com 4.302. E por último, Caicó, com 2.804.