Governo inaugura acesso ao Polo Industrial de Macaíba

Após vinte anos de reivindicação, os industriais de Macaíba ganharam o acesso ao polo industrial da cidade. A inauguração foi realizada nesta quinta-feira (28) pelo Governo do Rio Grande do Norte. “Estamos realizando hoje um sonho de duas décadas. O que antes era terra e muita areia, hoje é uma estrada novinha, que vai aumentar a produtividade das indústrias e os empregos da região”, disse o governador Robinson Faria.

Desde que foi criado nos anos 1990, o Distrito Industrial de Macaíba, às margens da BR-304, não possuía acessos pavimentados. Com investimentos na ordem de R$ 1,5 milhão, a extensão de 2,2 km foi pavimentada e sinalizada a fim de proporcionar melhor tráfego e economia para a produção, bem como facilitar o acesso aos mais de 3 mil trabalhadores das empresas instaladas, conforme defendeu Sandro Peixoto, da Condimentos Sadio.

“Os empresários estão felizes, o nosso pesadelo acabou. O governador nos ouviu, foi o único durante todo esse tempo a se sensibilizar e ter a iniciativa. Agora, as empresas vão poder investir mais”, ponderou o empresário ao agradecer a realização da obra.

Presidente da Associação dos Polos Industriais do RN, Hélio Oliveira reforçou a ideia de que a conclusão da obra representa um avanço para o desenvolvimento da economia local. “Este é um momento de alegria, celebração e reconhecimento. Dentre uma série de dificuldades econômicas existentes no Governo, o governador priorizou o emprego e a renda e reconheceu a importância dessa obra não só para os empresários, como para o desenvolvimento de Macaíba”, disse ao destacar que a partir de agora a tendência é de crescimento. “Esperem que os empregos crescerão, pois esta obra se configura como uma grande motivação para nós empresários”, completou Hélio.

A pavimentação vai permitir ainda que as empresas de transporte coletivo ofereçam linhas regulares de acesso àquela região, assim como os serviços de coleta de lixo e de entrega dos Correios que antes eram inviáveis devido a falta de acessibilidade.

Atualmente o Polo Industrial conta com 30 empresas, que geram três mil empregos. Entre elas estão a Condimentos Sadio, Produtos Boku’s, DVN Vidros, e Fortcola Argamassa.

Governador anunciou Proadi e novo Centro de Educação Profissional

Na ocasião, o governador anunciou a assinatura do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Proadi) com as empresas Rejunta Mix, Condimentos Sadio e Biscoitos Parati.

Também assegurou mais investimentos ao município de Macaíba com a assinatura da Ordem de Serviço para Construção do Centro de Educação Profissional no Distrito de Mangabeiras, em Macaíba. “Escalei muitas muralhas para estar aqui, trazendo mais investimentos tão importantes como estes para Macaíba e deixando legados”, destacou o chefe do Executivo estadual.

Para a construção do Centro serão investidos cerca de R$ 10 mil, oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, com contrapartida do Governo do RN. A unidade atenderá em tempo integral 480 estudantes de ensino médio e profissional e seguirá o padrão das outras sete unidades já existente no Estado, com 12 salas de aula, auditório, quadra coberta e laboratórios de línguas, informática, química, física, biologia e matemática.

O prefeito de Macaíba, Fernando Cunha, em seu discurso enfatizou os investimentos que o governo tem feito na cidade. “Hoje estamos vendo a palavra do governador sendo cumprida. Além das ações de hoje, devemos lembra que foi nessa gestão que tivemos nossa maternidade reaberta, uma escola na Comunidade Traíras, ampliação dos leitos de UTI do hospital, a reforma da Escola Estadual Auta de Souza e mais um Restaurante Popular”, lembrou.

Além dos já citados, também participaram da inauguração os secretários de Estado Jáder Torres (Infraestrutura), Renato Marinho (Desenvolvimento), Cláudia Santa Rosa (Educação), o diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), General Fraxe, o presidente da Câmara Municipal de Macaíba Gelson Lima, além de empresários e funcionários do Polo, vereadores, gestores e servidores municipais e estaduais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.