Governo lança programa pioneiro para a interiorização do turismo

O Governo do Estado lançou, na tarde desta sexta-feira, 2,  um projeto piloto que tem o objetivo de promover, através do fortalecimento do turismo, geração de trabalho e renda para três cidades do interior do estado: Passa e Fica, Monte das Gameleiras e Serra de São Bento. Nos próximos 18 meses, uma equipe multidisciplinar irá atuar nestes municípios, diagnosticando, planejando e executando ações que visam a profissionalização da atividade turística – do artesanato à rede hoteleira. O investimento é de R$ 900 mil, com recursos do programa Governo Cidadão.

Em um estudo anterior, foi identificado o grande potencial da região para o turismo de aventura. Além disso, a temperatura, mais amena que a média do estado, é um importante diferencial. Para o governador Robinson Faria, faltava apenas atenção da gestão estadual para o turismo do interior. “Nós estamos aqui plantando a semente para mudar o perfil econômico dessa região. Antes já tinha o clima, já tinha a beleza, já tinha o potencial, mas não tinha um incentivo. Agora estamos aqui dando este incetivo”, destacou Robinson, na solenidade de lançamento realizada em Passa e Fica.

Com o trabalho que vai ser iniciado nos próximos dias, espera-se movimentar toda a cadeia econômica. Os produtores locais, por exemplo, poderão vender seus produtos para pequenos empresários (donos de hotéis e restaurantes); já os artesãos, após passarem por qualificação, passarão a oferecer produtos com maior valor agregado. “Tudo o que acontecerá aqui, será o fruto do primeiro governo que investe nos cinco polos turísticos do estado”, destacou o secretário de Turismo, Ruy Gaspar.

O projeto acontece de forma integrada com as gestões municipais, cujas vocações turísticas se complementam. “Temos aqui em nossa região, três prefeituras engajadas. O que não tem numa cidade tem na outra, e assim nos complementamos. Juntos formaremos um projeto pioneiro de interiorização de nosso turismo. Esse projeto vai entrar para a história do Rio Grande do Norte. Parabéns ao Governo do Estado, parabéns ao governador Robinson Faria”, assinalou o prefeito Leo Lisboa. 

Investimentos no campo

O Governo do Estado levou cerca de R$ 17 milhões em investimentos para a região. Deste total, a maior parte beneficia diretamente o homem do campo.  Foram entregues equipamentos para o fortalecimento do programa Compra Direta, dada ordens de serviço para projetos de acesso à água, distribuídas sementes e autorizados investimentos para abertura de negócios no campo, além da ampliação da oferta do crédito rural.

O secretário estadual de Gestão de Projetos, Vagner Araújo, realçou que os investimentos realizados na região têm resultados reais. “O que estamos trazendo para esta região é emprego e renda. As ações que estão sendo apresentadas aqui não são apenas discurso, são de fato ações, e vão melhorar  a qualidade de vida da população pela via da inclusão social e da inclusão produtiva”, destacou.

A diretora da Emater, Catia Lopes, acrescentou que as entregas realizadas mostram um governo constante, atuante, que trabalha em todas as áreas, na cultura, na agricultura familiar e na atividade empreendedora. “Estamos aqui trabalhando de fato para que alcancemos os últimos, como sempre recomenda o governador”, assinalou.

A solenidade contou com ampla participação popular e de líderes políticos da região. Entre eles, os deputados estaduais Dison Lisboa e Tomba Farias. Do Executivo estadual, estavam ainda os secretários de Agricultura, Guilherme Saldanha, e de Assuntos Fundiários, Raimundo da Costa Sobrinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.