Hospital Severino Lopes promove atendimentos gratuitos na prevenção ao suicídio no RN

No Brasil, o índice de suicídios perde apenas para homicídios e acidentes de trânsito entre as mortes por fatores externos (o que exclui doenças)

Durante todo o mês de setembro, o Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes estará promovendo “Campanha Setembro Amarelo: Ação pela Vida”. Serão disponibilizados atendimentos
gratuitos com a equipe interdisciplinar da instituição para pessoas com risco de suicídio. Fazem parte da ação médicos psiquiatras, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e musicoterapeutas do hospital.

Os atendimentos serão agendados conforme a disponibilidade de vagas do dia. Os interessados deverão entrar em contato através do telefone (84)3026-4855.

A campanha tem como objetivo a prevenção e orientação para o tratamento e chama a atenção para a importância de se observar os sinais de alerta e procurar a ajuda de um especialista.

Entre as predisposições a tentativa de suicídio se destacam: tentativas anteriores; história de suicídio na família, abusos de substâncias, perturbação no humor(síndrome depressivo, doença bipolar), dentre outros.

Além das consultas, estão sendo previstas a realização de palestras sobre o tema aberta a comunidade. Familiares e amigos também estão convidados a participar e ajudar a salvar vidas. A maioria das pessoas com intenção suicida comunica seus pensamentos e intenções suicidas por meio de palavras nas quais apresentam temas como sentimento de culpa, desvalia, ruína moral e desesperança.

Dados alarmantes

No Brasil, o índice de suicídios perde apenas para homicídios e acidentes de trânsito entre as mortes por fatores externos (o que exclui doenças). Em todo o mundo, entre os jovens, a morte por suicídio já é mais frequente que por HIV. Entre idosos, assim como entre pessoas de meia-idade, as incidências também avançam.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, no mundo, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida, sendo a grande maioria homens entre 25 e 34 anos, além disso, o suicídio é considerado a 15ª causa que mais mata a nível mundial. A OMS afirma também  que 90% dos casos poderiam ser prevenidos.​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.