I Fórum de Gestão de Projetos e Processos do RN acontece dias 29 e 30 de maio

A capital potiguar sedia, nos próximos dias 29 e 30 de maio, o I Fórum de Gestão de Projetos e Processos do RN, um evento para dialogar sobre gestão e realizar intercâmbio de experiências inovadoras com outros estados. O evento faz parte do projeto Governança Inovadora, financiado pelo projeto Governo Cidadão e Banco Mundial, e acontece na Escola de Governo, com programação diversificada e palestra de Américo Pinto, especialista e pesquisador em gerenciamento de projetos com experiência de 15 anos no Brasil e exterior.

Uma das etapas do Governança Inovadora é exatamente a contratualização de resultados, processo iniciado no RN em 2016 como piloto e realizado em todos os órgãos em 2017. O Fórum vai servir exatamente para relatar e trocar experiências com estados mais avançados no processo, como Distrito Federal, Pernambuco, Goiás e Santa Catarina.

“A contratualização de resultados é uma ferramenta que oportuniza o monitoramento de ações de governo para promover o atingimento de metas e, com isso, gerar maior ganho social. Nesse primeiro Fórum iremos trocar experiências com outros Estados para melhorar nossos processos de gestão”, conta o secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira, coordenador do evento

O coordenador do projeto Governo Cidadão, Vagner Araújo, destaca a importância dos investimentos em melhoria da gestão. “Aperfeiçoar os processos e modernizá-los é um dos objetivos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial dentro do componente ‘melhoria da gestão do setor público’. O Fórum é uma excelente oportunidade de apresentarmos nossos resultados e trocarmos ideias inovadoras”, acrescenta.

São esperadas 250 pessoas no evento, entre servidores e funcionários do Estado vinculados ao Governança Inovadora, funcionários públicos municipais, alunos, professores e pesquisadores e demais interessados no assunto.

PROGRAMAÇÃO I FÓRUM DE GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS DO RN

29/05/2018

8h00 – Credenciamento

9h00 – Abertura do Evento 9h30 – Conferência Magna: “Como superar os desafios de gerenciar projetos e processos no setor público” – Palestrante: Américo Pinto

11h00 – A Experiência do RN na implantação dos Escritórios de Projetos e de Processos

14h30 – Experiência do Estado de Pernambuco na Gestão de Projetos

15h30 – Experiência do Estado de Goiás na Gestão de Processos

16h30 – A gestão de projetos e de processos como instrumento de governança: a experiência do Governo de Santa Catarina

17h30 – Debate

30/05/2018

8h30 – Experiências internas do RN na Gestão de Projetos e de Processos

10h00 – Experiência do Governo Cidadão RN

10h30 – Experiência de Monitoramento do DF

11h00 – Encerramento: “Gestão de Projetos e de Processos usando o LCC” – Palestrante: Prof. Manoel Veras

Saiba mais

O objetivo geral do projeto Governança Inovadora é fortalecer a capacidade de governo para a adoção de um novo padrão de desenvolvimento para o Estado. São objetivos específicos do projeto: elaborar um Plano Estratégico de Desenvolvimento, contendo uma visão de longo prazo; modernizar a gestão pública do Estado por meio da revisão de processos; modernizar a gestão pública do Estado por meio da adoção de uma nova estrutura organizacional que suporte a implementação da agenda estratégica definida; contratualizar resultados para o alcance dos objetivos estratégicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.