As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às 18h, no horário oficial de Brasília. No Rio Grande do Norte, estão sendo oferecidas vagas para Analista Judiciário na área judiciária e Técnico Judiciário na área administrativa, além da formação de cadastro reserva. Para Analista Judiciário são oferecidas 3 vagas, sendo 2 para ampla concorrência e uma para pessoas com deficiência (PcD). Enquanto Técnico Judiciário são destinadas 6 vagas, sendo 4 para ampla concorrência, uma para pessoas com deficiência (PcD) e uma para candidatos negros.
As inscrições, que custam R$ 130,00 para o cargo de analista judiciário e R$ 85,00 para o cargo de técnico judiciário, são feitas por meio do site do Cebraspe. Ao todo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e 26 tribunais regionais eleitorais (TREs) oferecerão 412 vagas para 21 cargos das carreiras de analista e de técnico judiciário, ambos de nível superior de ensino, em diversas especialidades.
O concurso teve o edital publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 29 de junho. Os candidatos devem efetuar o pagamento da taxa por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), disponível no site do Cebraspe, com opções de pagamento em qualquer banco, casas lotéricas, nos Correios, ou via Pix utilizando o QR Code apresentado na GRU.
O concurso reserva 20% das vagas para pessoas negras, 10% para pessoas com deficiência e 3% para pessoas indígenas, conforme a Resolução TSE nº 23.724, de 10 de outubro de 2023. Em maio deste ano, o Plenário da Corte Eleitoral atualizou a Resolução TSE nº 20.761/2000, que trata da descrição e especificação dos cargos de provimento efetivo das carreiras judiciárias, adequando-os ao contexto atual e às mudanças nos processos de trabalho.
A banca organizadora do certame é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e foi escolhido por critérios técnicos e jurídicos. A instituição será responsável pela organização, planejamento e realização do concurso, incluindo a elaboração, impressão e aplicação das provas nas cidades-sede dos tribunais eleitorais. A escolha pelo Cebraspe ocorre após a análise da declaração da Fundação Getulio Vargas (FGV), antiga banca, que não demonstrou o cumprimento da reserva de vagas exigida pelo artigo 93 da Lei nº 8.213/97.
Para mais informações, os candidatos devem consultar o edital disponível no site do Cebraspe.