O mesmo Instituto SETA, que apontou em 2020, a reeleição do prefeito Gustavo com mais de 17%, agora divulga novo cenário político na cidade.
A realidade apontada em 2020 era bem diferente do que víamos na rua, e a prova disso é que com a abertura das urnas, comprovou – se o acirramento e a diferença se deu por 5 votos.
Agora, esse mesmo instituto divulga cenário político em Assú, apontando que Lula Soares tem 52,5% das intenções, enquanto Dra. Vanessa tem 30,5%.
O bom dessa pesquisa é que pelo histórico, ela sempre aponta vantagens gigantescas entre a situação e a oposição, só que a realidade foi diferente da apontada no passado, e continua no momento, já que o que vemos na rua, é uma grande aceitação ao nome de Dra. Vanessa.
Historicamente, a situação e oposição estão em pé de igualdade quando se fala em opinião pública, pois em 2020, foi acirrada, em 2022 foi ainda mais acirrada, quando houve a disputa de George pela situação e Vanessa pela oposição, consolidando mais uma vez o cenário real, já que os dois obtiveram mais de 15 mil votos.
E agora, em 2024, não é diferente, vemos uma médica com aceitação popular ao lado da atual vice prefeita do município que rompeu com a situação, contra o candidato que é primo do prefeito, e que tem como vice depois de muita rejeição, a filha de Inês Almeida.
Tanto um grupo como o outro perderam apoios e na mesma proporção ganharam apoios, então a balança continua equilibrada, só que com uma diferença, que Lula já atingiu o percentual máximo por ser o candidato da situação, enquanto Dra. Vanessa tende a crescer, a medida que anda nas casas e mostra seus projetos.
Lula Soares foi secretário de saúde municipal e abandonou o posto, então ele não tem a credibilidade muito boa junto ao povo, e isso percebemos nas ruas.
Até o momento, a pesquisa divulgada pela TCM é que mais se aproxima da realidade, já que apontou em 2020 um empate técnico.