Inundação em Porto Alegre deve durar pelo menos mais 10 dias, mostra levantamento

Um levantamento permanente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul aponta que a cota de inundação do rio Guaíba na cidade de Porto Alegre deve continuar superada pelo menos até o dia 25 de maio. O monitoramento sugere que os quatro metros de altura sigam superados até pelo menos a terça-feira da próxima semana, dia 21 de maio.

A cota de inundação do Guaíba é de três metros. Na primeira onda de subida, a medição bateu 5,33 metros no dia 6 de maio. Nesta terça-feira (14/5), durante a segunda onda de cheias, ele bateu 5,25 metros às dez da noite. A expectativa, no entanto, era de que o rio pudesse até superar a marca mais alta, chegando a 5,5 metros. A projeção da Defesa Civil estimava até 5,6 metros.

Entre as oito da manhã e as oito da noite desta quarta-feira (15/5), o rio Guaíba desceu 11 centímetros, hora a hora, travando trajetória descendente e ajudando a aliviar as autoridades que lutam para a cheia ser aliviada a cada dia mais rapidamente, ajudando cidades como Porto Alegre, Guaíba, Eldorado do Sul e Canoas a retomarem sua vida normal.

Na enchente de 1941, que havia sido a mais severa da história do estado do Rio Grande do Sul até agora, o rio Guaíba bateu 4,76 metros e demorou 31 dias para baixar ao estado normal.

Pedro Duran – CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.