JANELA PARTIDÁRIA Ao menos 15 trocas na Câmara

Câmara

A movimentação nos bastidores do Congresso Nacional tem sido intensa. Tão logo teve início a janela partidária, na última quinta-feira (8), ao menos 15 deputados já trocaram de legenda visando as eleições deste ano, conforme mostrou levantamento do site “G1”.

Dos parlamentares que trocaram de sigla até o momento, seis migraram para o PSL; quatro para o DEM; um para o PT; um para o PCdoB; um para o Pros, um para o PHS e outro para o PR. A janela, que vai até à meia-noite do dia 6 de abril, permite que deputados federais e estaduais troquem de partido sem a possibilidade de punição com perda de mandato por infidelidade partidária.

Porém, o entendimento geral nos bastidores é de que esse número deve aumentar, e muito, até abril. A expectativa é que as negociações, que envolvem acesso a recursos de campanha e tempo de televisão, deverão se intensificar principalmente nos últimos dias da janela.

Por isso, nos bastidores, acredita-se que legendas como PP, PR e DEM serão as principais beneficiadas durante a janelas. O interesse pelas siglas parte principalmente de quem buscará a reeleição e se dá pelas promessas de investimentos no teto do permitido pela lei aos seus quadros: R$ 2,5 milhões. Segundo o site “Poder360”, as lideranças dos três partidos esperam engordar suas bancadas em 15, 5 e 12 deputados federais, respectivamente.

A migração é importante para que, entre outros motivos, as siglas recebam mais recursos do fundo partidário.

PSL. Sigla que mais recebeu deputados até o momento, o Partido Social Liberal (PSL) comemorou a chegada de Jair Bolsonaro (RJ) e de seu filho Eduardo Bolsonaro (SP), que estavam no Partido Social Cristão (PSC). Na quarta-feira (7), o deputado filiou-se ao partido e foi lançado como pré-candidato ao Planalto.

Falta pouco

Solidariedade. Além do Delegado Francischini, o Solidariedade pode perder para o PSL os deputados Carlos Manato (ES) e Major Olímpio (SP), que estão em fase de negociação com o partido.

Vai e vem

Jair Bolsonaro. Visando o Planalto, o deputado deixou o PSC carioca para ingressar no PSL. Seu filho Eduardo Bolsonardo seguiu o mesmo caminho, deixando o PSL-SP.

PSL. Além de Jair e Eduardo, a sigla recebe Delegado Waldir (GO) e Marcelo Álvaro Antonio (MG), que eram do PR, Delegado Eder Mauro (ex-PSD-PA) e o Delegado Francischini (ex-SD-PR).

DEM. Os Democratas receberam Laura Carneiro (RJ), sem partido, Heráclito Fortes (ex-PSB-PI), João Paulo Kleinubing (ex-PSD-SC) e Sergio Zveiter (Ex-Pode-RJ).

Outros. Também têm sigla nova Celso Pansera (PT-RJ), Gilvaldo Vieira (PCdoB-ES), André Amaral (Pros-PB), Autineu Côrtes (PR-RJ) e Cícero Almeida (PHS-AL).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.