Japão veta torcedores do exterior na Olimpíada de Tóquio; Comitê ressarcirá mais de 900 mil ingressos vendidos

Japão não terá visitantes estrangeiros na Olimpíada de Tóquio

Torcedores vindos de outros países não poderão entrar no Japão para a Olimpíada de Tóquio. A decisão, motivada pelos riscos impostos pela pandemia do novo coronavírus, foi tomada pelos organizadores e anunciada neste sábado.

Os mais de 600 mil ingressos comprados por torcedores ao redor do mundo serão ressarcidos, bem como outros 300 mil da Paralimpíada, garantiu Toshiro Muto, executivo-chefe do cômite organizador dos Jogos. Perguntado, ele não informou quanto custará tal ressarcimento. Ainda segundo ele, os custos de cancelamentos no setor de hotelaria não serão cobertos.

“A decisão garantirá jogos tranquilos e seguros para todos os participantes e o público japonês”, diz trecho de comunicado emitido pela organização. Segundo Muto, será permitida a entrada de pessoas envolvidas com a organização e a realização dos jogos, mas não a de visitantes comuns.

A organização estuda, ainda, cortar pela metade o número de pessoas no estafe dos Jogos. A participação de voluntários estrangeiros também está em xeque.

A medida vem num momento em que o país vê uma pesada diminuição no movimento de turistas, bem como em outros países asiáticos, devido aos riscos da Covid-19. Os setores de hotelaria e de restaurantes foram os mais afetados. Por outro lado, o público japonês se mostrava contra a presença de torcedores do exterior em meio à terceira onda do vírus, segundo pesquisas públicas realizadas pela mídia local.

A Olimpíada de Tóquio está prevista para ocorrer entre 23 de julho e 8 de agosto deste ano. Já a Paralimpíada acontecerá entre 24 de agosto e 5 de setembro.

Extra Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.